Perguntas Formspring

links patrocinados

Perguntas Formspring

Perguntas Formspring

O Formspring é uma rede social criada em 2009, tendo como objetivo a criação de um perfil e a possibilidade de fazer perguntas para outros usuários sobre detalhes e preferências pessoais.

A ideia é que haja uma troca de informações e você fale mais sobre si mesmo a partir das questões enviadas por outras pessoas. O serviço também oferece a possibilidade de perguntas anônimas. É o usuário que decide se responde ou não às questões enviadas para ele – sendo que as respostas são publicadas na página de perfil da pessoa.

Histórico

Inicialmente, o Formspring foi criado para formular questões e divulgar dúvidas de pessoas que respondiam a formulários no site de serviços Formstack (uma ferramenta para criar questionários e pesquisas online). Entretanto, sua popularidade fez com que virasse algo completamente independente pouco tempo depois, já que apenas após quarenta e cinco dias depois da criação, já tinha mais de um milhão de usuários cadastrados. O Formspring influenciou também outras redes sociais, que acabaram implementando o serviço de questões, como o Tumblr, Ask.fm e o MyYearbook.

Por causa do seu crescimento, recebeu investimentos de dois milhões e meio de dólares, resultando no redesign da página do Formspring (que ficou mais fácil de usar). No primeiro mês de 2011, recebeu mais onze milhões e meio para o desenvolvimento da rede e em junho daquele ano anunciou que já tinha mais de vinte e cinco milhões de usuários. São mais de dez milhões de perguntas respondidas todos os dias, sendo que os usuários são de todos os países do mundo. Desde sua criação, o Formspring já teve mais de três bilhões de respostas publicadas.

Expansão e polêmicas

No Formspring, os usuários logados podem seguir outras pessoas de forma privada, sendo possível fazer perguntas para quem se está seguindo. O serviço publica diariamente a “Pergunta do Dia”, para incentivar os usuários a usar o site, ainda que não haja questões de outros usuários. Em 2011, implementou duas novidades: um botão semelhante ao “curti” do Facebook e um aplicativo para o iPhone, aumentando ainda mais o uso e popularidade da ferramenta.

O Formspring pode ser conectado com outras redes, como o Twitter, Tumblr, Facebook e Blogger – as questões podem ser publicadas nessas ferramentas ou então é divulgado nelas que o usuário respondeu uma questão no Formspring. No Brasil, ganhou destaque também por ter sido utilizado por empresas (como a Fiat) e órgãos públicos (como a Prefeitura de São Paulo) e o contato com clientes – que enviaram perguntas a serem respondidas sobre determinados assuntos. Apenas brasileiros, há um número superior a quatro milhões de usuários cadastrados no site, sendo a segunda maior nacionalidade (atrás apenas dos americanos).

A partir de 2010, algumas controvérsias envolvendo o Formspring começaram a ganhar atenção da mídia. Os problemas estavam principalmente ligado ao ato de bullying através de perguntas ofensivas no formato anônimo, resultando até mesmo no boicote da rede social. Alguns casos nos Estados Unidos envolveram investigações criminais devido ao suicídio de adolescentes que estavam sofrendo violência e pressão psicológica.

Fotos

FormspringFormspring
Perguntas FormspringPerguntas Formspring
Perfil do FormspringPerfil do Formspring

Pesquisar
Artigos Relacionados