Pearl Jam: biografia e shows

links patrocinados

Pearl Jam: biografia e shows

O início do Pearl Jam

Em 1990, após um desentendimento entre os integrantes da banda Mother Love Bone (de rock alternativo), os amigos Jeff Ament e Stone Gossard decidiram criar uma nova banda de mesmo estilo. Nascia em Seattle, nos Estados Unidos, o Pearl Jam, uma banda de rock alternativo, misturado com um grunge, ainda em formação depois do sucesso do Nirvana.

Com o lançamento do primeiro álbum de estúdio da banda, intitulado “Ten”, o Pearl Jam começava a fazer sucesso e influenciar jovens de todo o mundo. Considerada como a banda de rock mais popular dos anos 90 nos Estados Unidos, o Pearl Jam se envolveu em diversas polêmicas com gravadoras e até com a mídia, que os considerava comercial demais no começo da carreira.

Um resumo da biografia do Pearl Jam

Pearl Jam: biografia e shows Pearl Jam

Com um tempo relativamente recente de vida, a biografia do Pearl Jam possui, incrivelmente, muitas histórias e situações inusitadas. A banda já bateu de frente com a Ticketmaster (uma das maiores empresas de comercialização de ingressos dos EUA), porque a empresa adicionou uma taxa extra de serviço aos ingressos dos shows da banda.

Com estas e outras ações, o conceito de banda comercial foi caindo por terra e o Pearl Jam começou a ser visto como uma banda mais rebelde e símbolo do movimento grunge dos anos 90. Superou em vendas de discos até mesmo o Nirvana, uma das mais influentes bandas de todos os tempos.

Pearl Jam: biografia

Integrantes do Pearl Jam e mudanças na bateria

Os integrantes atuais do Pearl Jam são: Eddie Veder (nos vocais e na guitarra); Jeff Ament (contrabaixo e backing vocals); Stone Gossard (guitarra e backing vocal); Mike McCready (guitarra); Matt Cameron (bateria) e Boom Gaspar (teclado – se juntou a banda em 2002).

Os quatro primeiro fazem parte do Pearl Jam desde o início da banda. Mike se juntou a banda em 1990 e Cameron em 1998. O posto de baterista, inclusive, já foi ocupado por cinco pessoas diferentes. Isso porque a banda teve de lidar com algumas divergências de ideias entre alguns integrantes, o que fez com que alguns deles desistissem de tocar bateria para o Pearl Jam.

Pearl Jam:  shows

A influência da banda e suas causas

O Pearl Jam influenciou outras bandas como The Strokes, Silverchair, entre outras. Seu jeito irreverente de tocar, suas atitudes nada comerciais e, principalmente suas músicas, fizeram com que a geração roqueira de 1990 mudassem a forma de pensar. Talvez nem o Nirvana tenha influenciado tanto uma geração como fez o Pearl Jam.

Além disso, a banda é ativa na busca por um mundo melhor, estando envolvida em vários projetos sociais e ambientais, como a redução da emissão de Carbono em seus shows. Na política, a banda age por meio de suas letras com tons de protesto, principalmente durante o período de campanha de eleição do ex-presidente Bush nos Estados Unidos.

Pearl Jam: biografia e shows - saiba mais

Principais shows do Pearl Jam e futuras apresentações

O Pearl Jam tocou no Lollapalooza em 2013 no Brasil. Além disso, já tocou mais de dez vezes no país em turnês pela América do Sul. A banda é uma das poucas de sua época e de seu estilo que continua ativa, por isso, continua com uma agenda de shows extensa, principalmente por não cobrar cachês absurdos.

No Brasil o último show foi realizado em 2014 e não há previsões de novos shows da banda no país. Mas como a banda não tem previsão de encerrar a carreira, podemos esperar por novas apresentações em breve aqui em terras tupiniquins.

Pesquisar
Artigos Relacionados