Papel reciclado artesanal – como fazer e onde comprar

Papel Reciclado

Papel reciclado artesanal – como fazer e onde comprar

A sustentabilidade é um assunto que está sendo muito discutido atualmente, já que muito se preocupa com o futuro do planeta e com a quantidade de lixo que produzimos todos os dias. Para tentar evitar isso criaram-se várias campanhas de conscientização ambiental primando, majoritariamente, na separação e reciclagem de lixo.

Separação de lixo

Não é difícil encontrar nas ruas as lixeiras de seleção de lixo, que são para vidros, metal, plástico, papel e dejetos orgânicos. Todos esses materiais, exceto os orgânicos, podem ser reutilizados, por isso a separação é importante. O problema é que muitas pessoas obedecem os cestos na rua, mas esquecem de fazer o dever em casa.

É isso mesmo: não adianta nada separar o lixo na rua e não o fazer em casa. Além disso, se na sua cidade não possui coleta seletiva de lixo a dica é conversar com pessoas que trabalham com material reciclável para que eles recolham o lixo que você separou, porque senão eles terão o mesmo destino que os orgânicos.

A partir do lixo reciclável é possível fazer vários tipos de objetos, como vassouras, porta-trecos, porta retratos, árvore de natal, bonecas, produtos de decoração, entre outros. Na internet você pode encontrar vários vídeos-aula de como reutilizar esses materiais.

O bacana é que, bem feito, os objetos feitos a partir de produtos recicláveis ficam bem feitos, bonitos. Não se preocupe que sua casa não ficará com a decoração de garrafas pet verde; pelo contrário, dependendo da receita que você pegar, os produtos nem se parecem com o que eles são realmente feitos.

Papel reciclado

Além dos artigos de decoração, outra coisa que você pode fazer em casa é o papel reciclado. Agora que estamos em período de volta às aulas você pode aproveitar para montar um caderno ou então uma linda agenda. Os materiais que você vai precisar para fazer o papel reciclado são: papéis usados, liquidificador, corante (caos deseje), bacia, tela para moldar e pregador.

Depois de separar os jornais e cortá-los em tirinhas, coloque tudo dentro do liquidificador e bata com um pouco de água. Se desejar um papel colorido, adicione algumas gotas de corante. Depois coloque numa bacia e passe a tela para moldar o papel. Deixe secar um pouco e depois tire com cuidado a folha e pendure no varal. Assim que estiver seco é só encadernar e utilizá-lo.

Se você não quiser fazer o papel em casa pode encontrar diversos cadernos e agendas feitos com papel reciclado nas livrarias e lojas. O preço é geralmente o mesmo dos convencionais.

GD Star Rating
loading...
Papel reciclado artesanal - como fazer e onde comprar, Nota: 1.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados