Pão de Açúcar

Pão de Açúcar

Pão de Açúcar

O Morro do Pão de Açúcar é um ponto turístico do estado do Rio de Janeiro muito procurado pelos visitantes por causa, principalmente, das belezas naturais que podem ser encontradas no lugar. O morro é um pico localizado na capital do estado, no bairro da Urca, bem no começo da baía da Guanabara. Constitui-se como um bloco único de um derivado de granito, sendo que o ponto mais alto do morro tem cerca de 400 metros de altura. Cientistas estimam que a formação rochosa que tem hoje o Pão de Açúcar tenha acontecido há nada menos que 600 milhões de anos. Além de tudo isso, o pico é rodeado da mais genuína Mata Atlântica, que enconta-se escassa hoje em dia.

Origem etimológica

Bondinho do Pao de Acucar

E como foi que deram o nome Pão de Açúcar ao morro? Há divergências sobre a origem etimológica, contudo, há uma versão que é melhor aceita e, ao que tudo indica, os colonizadores portugueses é que foram os responsáveis. No auge da produção da cana-de-açúcar no período colonial brasileiro, entre os séculos 16 e 17, os portugueses utilizam uma técnica para levar o produto daqui para a Europa. Essa técnica consistia em espremer e ferver o caldo, que depois virava blocos de açúcar e era inserido num recipiente feito de barro no formato de um cone. A similaridade entre a forma do morro carioca com a forma dos blocos cônicos do doce é a possível origem do nome.

Bondinho

Vista do Pao de Acucar

O bondinho sem dúvida é uma atração inesquecível para quem visita o morro pois as paisagens que podem ser vistas lá de cima são deslumbrantes. O passeio mostra uma vista de 360 graus das praias do Leblon, Copacabana, Flamengo, Leme, Ipanema, por exemplo. No passeio é possível apreciar a Pedra da Gávea, o Corcovado com o imponente Cristo Redentor, o centro da cidade, a Ilha do Governador, Niterói, e muitos outros pontos incríveis.

Curiosidades

O Pão de Açúcar quase que não precisa de propagandas, por si só, bela beleza que representa é capaz de atrair as pessoas para conhecê-lo. E muitas figuras ilustres já estiveram no local, como o cientista Albert Einstein, o cantor Elton John, e o presidente norte-americano John Kennedy.

Um equilibrista conhecido estadunidense, Steven McPeak, já fez a façanha de andar sobre um cabo de aço do bondinho teleférico, entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Em 1979 foi gravada no pico uma cena da película “007 Conta o Foguete da Morte”, o que tornou o Rio de Janeiro e o Pão de Açúcar mais conhecidos no exterior.

Pao de Acucar Rio de Janeiro

Em 1990 o piloto brasileiro Ayrton Senna fez uma homenagem ao ponto turístico e em 2004 a tocha dos Jogos Olímpicos que aconteceram em Atenas passou pelo pico.

Trilhas

Se você gosta de aventuras e do contato pleno com a natureza também há a opção de fazer trilhas pelo Morro da Urca. Para isso é necessário que procure informações de como fazer a trilha, siga as recomendações e precauções. É importante estar com roupas e acessórios adequados, principalmente se a caminhada for mais longa. Depois é claro, é só curtir a vista que o local oferece.

Como visitar o Pao de Acucar Pao de Acucar no rio

GD Star Rating
loading...
Pão de Açúcar, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados