Ovos de Páscoa

Ovos de Páscoa

Ovos de Páscoa

A páscoa é uma celebração feira por cristãos para lembrar da morte e ressurreição de Jesus Cristo. É um momento para refletir sobre o significado da vida do profeta que influencia a sociedade há milênios. É nesta data também que as pessoas se presenteiam e que os ovos de páscoa de chocolate estão em voga. Aqui no Brasil os ovos são ocos, geralmente e feitos de chocolates, e podem vir com bombons e brindes no seu interior.

Contudo, essa tradição de oferecer ovos como presente é anterior a religião cristã. Desde tempos mais antigos, para diferentes povos, o ovo representava a criação e a fecundidade. Era comum que fossem decorados e oferecidos aos amigos em ocasiões festivas. O aparecimento do ovo feito de chocolate só ocorreu no século XVIII, substituindo os ovos duros decorados que eram escondidos nas ruaelas e nos jardins a fim de serem procurados. Foi uma sacada e tanto dos doceiros franceses que encontraram esse modo atraente de apresentar o chocolate.

Ovos de Páscoa – símbolo

Comprar Ovos de Pascoa

A associação do ovo como símbolo pascal está no fato de que o ovo, aparentemente morto, contém uma vida está não está implícita ao visualizá-lo. Assim, o ovo é um símbolo de nascimento e de fertilidade, mesmo estando associado a um período em que sua maior parte é luto. O ovo reforça a idéia de que a vida sempre pode ser transformada, que há renascimento após a morte.

Ovos de Páscoa – troca de ovos

O costume de trocar ovos é milenar surgiu antes mesmo de o cristianismo ter existido. As pessoas pintavam um ovo oco de galinha com cores bem alegres e trocavam no equinócio de primavera, no dia 21 de mês de março, para comemorar o final do inverno e o comrço de uma estação que se caracteriza por meio do florescimento. No momento em que a Páscoa começou a ser celebrada pelos cristãos, os paganistas conseguiram reunir as duas datas por serem próximas e fazer a correlação entre os significados.

Ovos de Páscoa – decoração

Simbolo da Pascoa

Nos países do leste da Europa a tradição de homenagear a primavera era muito forte e as peças decoradas pareciam verdadeiras obras de arte. Cada país possuía uma cor ou motivos diferentes como característica para a pintura do ovos. Na Ucrânia, por exemplo, os ovos eram decorados com motivos da natureza.

Os chineses e povos do Mediterraneo também tinham como tradição trocar ovos para comemorar a estação florida do ano. Para decorar os ovos eles cozinhavam junto com beterrabas, contudo, os ovos não podiam ser comidos, eram apenas um presente simbolizando o início da vida.

Tamanho dos Ovos de Pascoa

Coelho que espalha ovos

Há uma lenda também que conta que uma mulher pobre decorou alguns ovos de galinha e os escondeu para dá-los a seus filhos como presente no dia da Páscoa. Quando as crianças encontraram os ovos um coelho passou correndo pela frente deles. Foi aí que espalho-se então a história de que o coelho é quem havia trazido os ovos para as crianças. Desde então os adultos sempre fazem as crianças acreditarem que o coelhinho da páscoa é que traz os ovos para elas. Se elas merecerem o coelho passa, caso se comportem mal, correm o risco de o bom coelhinho não querer presenteá-las.

Celebracao da Pascoa Pascoa no Brasil

GD Star Rating
loading...
Ovos de Páscoa, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados