Osteoporose Senil

links patrocinados


Osteoporose Senil

Frequentemene presente na vida dos idosos a Osteoporose é conhecida como a doença dos ossos. Na verdade o que acontece na Osteoporose é que a massa óssea diminui progressivamente e isso leva a perda de resistência dos ossos. Por isso recorrentemente acontecem pequenas fraturas nos idosos que tem Osteoporose. Normalmente a Osteoporose é de caráter fisiológico, ou primário como chamam os médicos, mas também pode se apresentar na forma secundária, quando aparece por causa de outras doenças.

A forma fisiológica ou primária da Osteoporose tem duas classificações

Os médicos definiram dois tipos de classificação para a figura primária ou fisiológica da Osteoporose, os tipos I e II. O tipo I é frequentemente sentido por mulheres mais novas, de 50 anos ou pouco mais. Esse tipo de Osteoporose aparece depois que a mulher entra no período de menopausa. O tipo II é mais frequente em pessoas mais idosas, aparece normalmente depois dos 70 anos de idade. O tipo II é o tipo mais comum de Osteoporose e também é chamado de Osteoporose Senil.

O que é exatamete a Osteoporose Senil

A Osteoporose Senil é o tipo mais comum da doença. Acontece em homens e mulheres idosos atacando os ossos do tipo trabecular e cortical. Esse ataque pode causar fraturas em várias partes como na coluna vertebral, nos ossos longos e no quadril, por exemplo. A Osteoporose Senil causa redução da força dos ossos e muito descoforto para os idosos. Uma breve explicação sobre o motivo do aparecimento da Osteoporose Senil poderia ser resumido ao fato de que à medida que as pessoas vão ficando mais velhas, os ossos também vão envelhecendo. Em algumas pessoas o processo de envelhecimento dos ossos acontecem de forma mais rápida do que para outras, isso devido a fatores principalmente relacionados à alimentação da mãe quando o bebê ainda está se desenvolvendo na barriga e da criança até o período de adolescência. Nestas fases quanto mais cálcio for consumido, mais lento será o envelhecimentos dos ossos no futuro.

Como previnir a Osteoporose Senil

As medidas de prevenção devem ser feitas muito precocemente. O principal fator é a alimentação da mãe durante o período de gestação. Nessa fase a grávida tem que ter uma dieta muito elaborada com alta ingestão de cálcio. Depois, durante a fase infantil e até os 19 anos de idade, deve-se praticar atividades físicas de forma constante, continuar tendo uma alimentação rica em cálcio e também desfrutar de bons momentos ao sol. A exposição ao sol promove a fotossíntese da Vitamina D nas ciranças e adolescentes e isso possibilita o aumento na qualidade de absorvimento de cálcio. Quando o bebê ainda está em fase de amamentação, apenas o leite materno é suficiente para a dose de cálcio diária. Depois dessa fase é preciso prestar atenção nos alimentos dados. A alimentação deve ser à base de leite de vaca e produtos derivados.

Tratamento da Osteoporose Senil

O tratamento para as pessoas com Osteoporose Senil normalmente é baseado na ingestão de remédios. Hoje as drogas utilizadas no tratamento da Osteoporose Senil atuam fazendo a reabsorção dos ossos. Cada paciente é um caso à parte e pode ter recomendações de tratamentos diferentes. O importante é identificar de forma rápida a doença e tomar os cuidados necessários.

Fotos

Confira Fotos sobre Osteoporose Senil:

Sobre a osteoporose Prevenção Osteoporose Senil Problemas Osteoporose Senil Antes e depois Osteoporose Senil

Pesquisar
Artigos Relacionados