Os benefícios do Silêncio

links patrocinados

Os benefícios do silêncio

O barulho enlouquecedor do trânsito, utilizar o dia inteiro fones de ouvido e os milhares de televisores espalhados pelos quatro cantos da cidade em bares e restaurantes faz com que pensemos que o silêncio não é bem-vindo. Muitas vezes, acabamos engatando uma conversa na outra, sem prestar muita atenção, esperando apenas a nossa vez de falar. Isso acontece, porque queremos de certa maneira, evitar o silêncio constrangedor. Mas, realizar as atividades diárias de maneira mais concentrada é um dos inúmeros benefícios que o silêncio pode proporcionar. Além disso, ficar em silêncio também é uma forma de autoconhecimento.

Comunicando-se através do silêncio

Os benefícios do silêncio Saiba Os benefícios do silêncio

Muitas vezes, não somos capazes de expressar todos os sentimentos apenas com palavras. Isso acontece especialmente porque há sempre uma mistura de pensamentos e de sensações que rondam a nossa cabeça. Por isso, uma boa dica é respeitar os momentos de silêncio, especialmente quando não houver nada de útil para ser dito. Muitas vezes, um gesto ou um olhar, falam mais do que mil palavras. Outro grande benefício de se permanecer em silêncio com outra pessoa, é que você consegue se concentrar mais e ficar mais atento.

Conheça Os benefícios do silêncio

Confira mais

Além disso, o silêncio interno é fundamental para que saibamos entender e ouvir melhor o outro. Vale ressaltar ainda que pessoas que não são capazes de refletir, nunca conseguirão evoluir. Portanto, pode-se dizer que o silêncio é essencial para uma boa reflexão, para não repetir os mesmos erros e perpetuar o aparecimento de mágoas na sua vida. Uma boa dica é escolher um lugar em que você consiga se sentir totalmente à vontade, onde você consiga se ausentar do mundo nem que seja por alguns instantes. A partir daí, comece a refletir como foi o seu dia, desde o momento que colocou os pés para fora da cama.

Benefícios do silêncio

Valorizando assuntos relevantes

Outro grande benefício do silêncio é que acabamos descartando do nosso dia a dia os assuntos irrelevantes e fúteis e começamos a valorizar apenas assuntos mais importantes e relevantes. A melhor maneira de resolver os problemas é falar sobre ela. Essa dica também é válida no caso de relacionamentos. Deve-se sempre manter um diálogo amigável e o respeito. Além disso, para manter a chama do amor acesa é preciso que durante a conversa, ambos exponham a admiração pelo parceiro e ainda as insatisfações com o parceiro.

Os benefícios do silêncio - saiba mais

Combatendo o estresse

O principal benefício do silêncio é que ele ajuda a combater o estresse. Os ruídos do dia a dia acabam desencadeando problemas cardiovasculares, hipertensão, estresse, alterações pulmonares, além de provocar um alto aumento na secreção de adrenalina. Afinal, o barulho acaba perturbando bem mais do que o silêncio constrangedor. Por isso, uma boa dica é aprender a relaxar, mesmo nos lugares mais inusitados, como na fila de bancos e no trânsito. Para isso, procure um lugar calmo e respire profundamente por diversas vezes consecutivas. Isso é importante porque ao conseguirmos relaxar a mente, conseguimos diminuir a ansiedade e o estresse e ainda conseguimos nos desligar dos ruídos do mundo a fora.

Pesquisar
Artigos Relacionados