Os Benefícios do Gengibre

links patrocinados

Os Benefícios do Gengibre

O gengibre é uma raiz utilizada tanto na culinária quanto na medicina. Nativo da Ásia, o gengibre é um vegetal com inúmeros benefícios terapêuticos, como desintoxicante, ação bactericida e ainda melhora o desempenho do sistema respiratório, digestivo e circulatório. Além disso, vale ressaltar que o gengibre é ainda considerado como um alimento termogênico, ou seja, ele é capaz de acelerar o metabolismo, favorecendo assim a queima de gordura corporal. Um dos principais benefícios do gengibre pode ser visto quando o assunto são os problemas estomacais. Este alimento consegue combater a indigestão, os enjoos, a perda de apetite, gases e ainda náuseas causadas por tratamento de câncer.

Confira mais

Os Benefícios do Gengibre Conheça Os Benefícios do Gengibre

Outro benefício do gengibre é que ele auxilia no processo de digestão de alimentos gordurosos e é por isso que uma das substâncias presente na raiz desse poderoso alimento termogênico é utilizada na fabricação de medicamentos antiácidos, anti-gases e laxantes. Essa poderosa raiz também é muito utilizada na luta contra as terríveis cólicas menstruais, o mau hálito e até mesmo para curar a ressaca. Por ter ação anti-inflamatória, essa raiz ainda é utilizada para aliviar as dores musculares, as dores decorrentes da artrite, tosse, infecções do trato respiratório e bronquite. Já o óleo que é extraído do gengibre é também muito eficaz no tratamento de queimaduras. O gengibre em forma de chá, ajuda a manter o corpo hidratado e na eliminação de toxinas.

Saiba Os Benefícios do Gengibre

Mas por que o gengibre ajuda a emagrecer?

O gengibre ajuda a emagrecer porque ele é um alimento termogênico. Isso significa dizer que esses alimentos aumentam o gasto calórico do organismo durante o processo metabólico e de digestão. Quanto mais difícil foi o processo de digestão do alimento, maior será o poder termogênico desse alimento. Dessa maneira, as substâncias termogênicas do gengibre conseguem aumentar a temperatura corporal, aumentando assim a queima de gordura e tornando o processo metabólico mais acelerado. Mas, o gengibre sozinho não é capaz de fazer milagres. Por isso, para se conseguir os melhores benefícios e para que você atinja seu objetivo, é necessário aliar o consumo de gengibre à uma alimentação saudável e equilibrada e com a prática de atividades e de exercícios físicos.

Gengibre

Contraindicações

O consumo de gengibre e dos demais alimentos termogênicos, não é recomendado para pessoas que tenham hipertireoidismo. Isso porque quem sofre com essa doença já tem o metabolismo muito elevado, o que acaba aumentando as chances de perda de massa muscular. Crianças, pessoas com cardiopatias, úlcera, que sofram com crises de enxaqueca, alergias e gestantes, não devem abusar do consumo deste tipo de alimento, já que eles podem aumentar a hipoglicemia, o nervosismo, a pressão arterial, a taquicardia e a insônia.

Os Benefícios do Gengibre - saiba mais

Quantidade recomendada

Embora não exista nenhum quantidade diária recomendada da ingestão de gengibre, os benefícios citados acima podem ser alcançados com o consumo diário de 2 g a 4 g dessa raiz por dia. Deve-se evitar também o excesso de alimentos termogênicos, já que o aumento do metabolismo pode acabar se tornando prejudicial para a saúde.

Pesquisar
Artigos Relacionados