Os Benefícios do Chá-Mate para a Saúde

links patrocinados

Os Benefícios do Chá-Mate para a Saúde

Para os amantes do chá, aí vai uma novidade: a llex paraguariensis, também conhecida como a erva mate é uma erva utiliza para fazer o tradicional tereré e o chimarrão, bebidas muito comuns na região sul do nosso país, e é capaz de trazer diversos benefícios a nossa saúde. O ideal é utilizar o chá-mate em folhas, isso porque os de saquinho trazem muitas vezes outras partes da planta misturadas, o que acaba disfarçando e retardando o efeito da erva. Outra dica para aproveitar todos os benefícios do chá-mate é beber pelo menos um litro da bebida ao dia, o que equivale a três xícaras ao dia, fracionando o consumo entre as refeições. Apesar de ser considerada uma bebida com gosto amargo, o chá-mate pode acabar se tornando uma bebida deliciosa e fazer parte do seu dia a dia. Conheça agora alguns dos principais benefícios que essa erva pode trazer para o seu dia a dia e principalmente para a sua saúde.

Diminuindo o colesterol e protegendo o coração

Os Benefícios do Chá-Mate para a Saúde Os Benefícios do Chá-Mate

Um dos principais benefícios do chá-mate é que ele ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, também conhecido pela sigla LDL, aumentando assim a taxa de colesterol bom, também conhecido como HDL. Isso acontece principalmente porque o chá-mate possui substâncias que interagem com os ácidos biliares, ajudando a reduzir a absorção de colesterol. Além disso, outro benefício do chá-mate é que ele ajuda a proteger o coração, prevenir a ocorrência e aparecimento de doenças cardíacas, por ser rico em substâncias antioxidantes. O próprio fato de reduzir o colesterol já ajuda na proteção do coração. Vale ressaltar que o chá-mate é um poderoso antioxidante que é capaz de influenciar diversos mecanismos corporais, contribuindo para um equilíbrio do metabolismo.

Conheça Os Benefícios do Chá-Mate para a Saúde

Melhorando a digestão e estimulando o cérebro

Outro grande benefício do chá-mate é que ele ajuda a melhorar a digestão. Isso acontece porque ele tem ação diurética, que ajuda na eliminação das toxinas que dificultam o emagrecimento e que fazem mal para o organismo. O chá-mate também ajuda na estimulação do cérebro, graças aos polifenois antioxidantes, que retardam o envelhecimento. Mas atenção, beber o chá-mate em excesso pode causar insônia e irritabilidade.

Confira Os Benefícios do Chá-Mate para a Saúde

Protegendo o fígado e emagrecendo com saúde

Além de agir como um termogênico, ou seja, aumentando o gasto calórico em repouso e acelerando o metabolismo do nosso corpo, a erva mate facilita a queimar a gordura em excesso. Por isso, se você pretende emagrecer, uma boa dica é incluir a bebida em uma dieta balanceada. Outro benefícios do chá-mate é que ajuda na proteção do fígado. Esta bebida auxilia além de tudo na oxidação da gordura do fígado, colaborando assim com o tratamento da esteatose hepática, ou seja, no tratamento do acúmulo da gordura no fígado.

Saiba Os Benefícios do Chá-Mate para a Saúde

Mais informações

Para mais informações sobre os benefícios do chá-mate, consulte o seu médico. Ele poderá lhe indicar um cardápio completo para você perder peso com saúde e ter sucesso na sua dieta.

Pesquisar
Artigos Relacionados