Origem e significado do Dia dos Namorados

links patrocinados

Origem e significado do Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa e em cada país existem determinadas tradições que estão intrinsecamente ligadas com a origem e os significados da comemoração.

A origem e os significados do Dia dos Namorados

O fato é que existem diversas histórias sobre o início das comemorações do Dia dos Namorados, que é comemorado em datas distintas nos países, e em formas diferentes.

Origem e significado do Dia dos Namorados Dia dos namorados - significado

Uma vez que há países que o dia é comemorado apenas por namorados, amantes ou pessoas casadas. Já em outras culturas este dia é a comemoração do amor em todas as suas formas, então a data é bastante comemorada por amigos e familiares, e, é claro, por namorados.

História de Valentim

A história de Valentim – Uma das origens do Dia dos Namorados

Tudo começou na Idade Média quando o imperador romano definiu que não poderiam mais ser realizadas uniões, uma vez que eram épocas de guerra. Esta medida foi tomada porque em sua visão os combatentes que não haviam deixado esposa e filhos para trás iriam para as batalhes com a concentração apenas na guerra em si, e não em familiares que ficaram em casa. Por outro lado, havia um bispo conhecido como Valentim que foi contra as regras do imperador e realizava as uniões, estas que eram realizadas em total sigilo. Quando o imperador Claudius II descobriu o que Valentim vinha fazendo, fez com que o bispo fosse preso e condenado. Durante seus dias na prisão, Valentim conheceu a filha de um carcereiro e imediatamente se apaixonou pela moça, esta que era completamente cega. Em seus dias preso Valentim recebeu inúmeras cartas e bilhetes daqueles que ele havia unido por causa de sua desobediência, uma vez que o bispo acreditava no amor sincero. Pouco depois que se apaixonou pela moça cega, ela milagrosamente recuperou a visão.

Valentine´s Day

O porquê do Dia dos Namorados ser comemorado em 14 de fevereiro

Dia 14 de fevereiro é um dia bastante comemorado em alguns países, principalmente nos Estados Unidos, sendo que neste país todos aqueles que acreditam no amor incondicional trocam cartões e flores confeccionados por eles mesmos. O dia 14 de fevereiro é conhecido como The Valentine’s Day, ou seja, O dia do Valentim. Por quê? Foi neste dia que o bispo Valentim foi executado por causa de sua desobediência às regras de Claudius II. Então é exatamente neste dia que o amor é comemorado em todas as suas formas, como uma forma de exaltar Valentim e sua confiança no amor verdadeiro.

12 de junho

12 de junho, o Dia dos Namorados no Brasil

Por outro lado, a comemoração do Dia dos Namorados no Brasil remonta à outra história bem diferente. Por volta da década de 40 os comerciantes perceberam que as vendas em junho despencavam em relação aos outros meses, então uma rede de lojas contratou um publicitário que teve a ideia de trazer a comemoração The Valentine’s Day para o Brasil. A escolha da data, apesar de ser no mês de junho, não foi ao acaso, mas sim ficou no dia 12 de junho justamente por ser um dia antes da comemoração do dia de Santo Antônio, santo casamenteiro. Desde então a data ficou conhecida como Dia dos Namorados e conseguiu alavancar as vendas do mês de junho, que até então não contava com nenhum feriado comercial.

Pesquisar
Artigos Relacionados