Origem dos ditados populares

links patrocinados

Origem dos ditados populares

Os ditados populares que frequentemente repetimos em nosso dia a dia possuem significados diferentes daqueles que imaginamos. Confira um pouco sobre a Origem dos ditados populares.

Ditado que veio diretamente de Roma

Origem dos ditados populares Ditados populares

Um famoso ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” tem suas origens atreladas, na verdade, a uma poesia de séculos antes de Cristo. A verdadeira frase era bem maior e foi escrita pelo romano Ovídio, mesmo escritor de obras famosas como Metamorfoses e Heroides. Sendo uma das histórias da Origem dos ditados populares, a frase foi se alterando e se encurtando até chegar ao que conhecemos hoje como expressão.

Ditados populares - Origem

Origem dos ditados populares: frases que começaram no Brasil

O sentido da expressão “Quinto dos infernos” não tem nada a ver com a sua Origem dos ditados populares. No século XVIII, os governantes de Portugal recolhiam impostos do Brasil colônia em várias matérias-primas. Sobre o ouro era pedido a quinta parte de toda a extração que eles conseguiam. Quando o navio com o ouro chegava à Portugal, as pessoas costumavam dizer que era o “navio do quinto do inferno”, que no caso, era o próprio território brasileiro.

Já a frase “Rodar a Baiana” tens sua Origem dos ditados populares no Rio de Janeiro. Em época de carnaval, algumas pessoas aproveitavam que estavam em blocos para passar a mão na parte de baixo das mulheres. Para acabar com esse problema, alguns homens começaram a se vestir de baiana com navalhas em baixo da saia. Assim, quando alguém passava a mão, eles rodavam, a pessoa se machucava e a confusão começava.

Ditados populares - referências

Referências a animais nos ditados populares

Na lista de Origem dos ditados populares está ainda o de “Sair com o rabo entre as pernas”. A expressão faz referência aos cachorros, que aos serem repelidos, costumam sair geralmente com o rabo baixo. Assim, o uso para as pessoas se dá quando alguém se acovarda e sai sem expressar alguma reação.

Usamos a expressão “Ter sangue de barata” para designar aquela pessoa mais fria, que não demonstra suas emoções com facilidade. Como uma Origem dos ditados populares, a frase se refere às baratas, insetos que não sentem muita dor, já que possuem organismo diferenciado do nosso.

Alguns ditados pupulares

Origem dos ditados populares: frases que não dizemos corretamente

“Quem tem boca vai à Roma”? Não. A frase histórica correta é “Quem tem boca vaia Roma”. Os pesquisadores consideram que a Origem dos ditados populares dessa expressão venha de forma direta da Roma Antiga. Por causa dos altos impostos, as pessoas utilizavam a boca para reclamar com os governantes, e literalmente, “vaiar” a cidade.

Entre a Origem dos ditados populares, outras frases que comumente falamos errado , por exemplo, é o “Cor de burro quando foge”, que na verdade veio do original “Corro de burro quando foge”. Esta última é uma expressão bastante antiga e a única explicação profissional encontrada para o ditado, já que a própria comunicação ao longo dos anos pode ter mudado o sentido da frase.

Pesquisar
Artigos Relacionados