Origem dos ditados populares
Os ditados populares que frequentemente repetimos em nosso dia a dia possuem significados diferentes daqueles que imaginamos. Confira um pouco sobre a Origem dos ditados populares.
Ditado que veio diretamente de Roma
Um famoso ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” tem suas origens atreladas, na verdade, a uma poesia de séculos antes de Cristo. A verdadeira frase era bem maior e foi escrita pelo romano Ovídio, mesmo escritor de obras famosas como Metamorfoses e Heroides. Sendo uma das histórias da Origem dos ditados populares, a frase foi se alterando e se encurtando até chegar ao que conhecemos hoje como expressão.
Origem dos ditados populares: frases que começaram no Brasil
O sentido da expressão “Quinto dos infernos” não tem nada a ver com a sua Origem dos ditados populares. No século XVIII, os governantes de Portugal recolhiam impostos do Brasil colônia em várias matérias-primas. Sobre o ouro era pedido a quinta parte de toda a extração que eles conseguiam. Quando o navio com o ouro chegava à Portugal, as pessoas costumavam dizer que era o “navio do quinto do inferno”, que no caso, era o próprio território brasileiro.
Já a frase “Rodar a Baiana” tens sua Origem dos ditados populares no Rio de Janeiro. Em época de carnaval, algumas pessoas aproveitavam que estavam em blocos para passar a mão na parte de baixo das mulheres. Para acabar com esse problema, alguns homens começaram a se vestir de baiana com navalhas em baixo da saia. Assim, quando alguém passava a mão, eles rodavam, a pessoa se machucava e a confusão começava.
Referências a animais nos ditados populares
Na lista de Origem dos ditados populares está ainda o de “Sair com o rabo entre as pernas”. A expressão faz referência aos cachorros, que aos serem repelidos, costumam sair geralmente com o rabo baixo. Assim, o uso para as pessoas se dá quando alguém se acovarda e sai sem expressar alguma reação.
Usamos a expressão “Ter sangue de barata” para designar aquela pessoa mais fria, que não demonstra suas emoções com facilidade. Como uma Origem dos ditados populares, a frase se refere às baratas, insetos que não sentem muita dor, já que possuem organismo diferenciado do nosso.
Origem dos ditados populares: frases que não dizemos corretamente
“Quem tem boca vai à Roma”? Não. A frase histórica correta é “Quem tem boca vaia Roma”. Os pesquisadores consideram que a Origem dos ditados populares dessa expressão venha de forma direta da Roma Antiga. Por causa dos altos impostos, as pessoas utilizavam a boca para reclamar com os governantes, e literalmente, “vaiar” a cidade.
Entre a Origem dos ditados populares, outras frases que comumente falamos errado , por exemplo, é o “Cor de burro quando foge”, que na verdade veio do original “Corro de burro quando foge”. Esta última é uma expressão bastante antiga e a única explicação profissional encontrada para o ditado, já que a própria comunicação ao longo dos anos pode ter mudado o sentido da frase.