Olimpíadas no Brasil

Olimpíadas no Brasil

Olimpiadas no Brasil

No dia 2 de outubro do ano de 2009 em Copenhague, capital da Dinamarca. O COI, Comitê Olímpico Internacional, escolheu o Rio de Janeiro no Brasil como a sede dos Jogos Olímpicos do ano de 2016. Foi a primeira vez em mais de cem anos desde a primeira olimpíada realizada na era moderna, que os jogos serão realizados numa cidade da América do Sul. Antes disso, a Cidade do México, Los Angeles, Atlanta, Sant Loius e Montreal foram sedes no continente americano, nos países do México, Estados Unidos e Canadá respectivamente. O Rio de Janeiro é a primeira cidade na América do Sul a sediar os jogos.

Candidatura para as Olimpíadas no Brasil

Em 7 de setembro de 2007, o Comitê Olímpico Brasileiro, COB, começou o envio de cartas para o COI afim de cadastrar oficialmente a candidatura da cidade do Rio de Janeiro como uma das sedes da Olimpíadas de 2016. A escolha da cidade no Brasil se deu por questões de instalações já compatíveis com os jogos olímpicos que existiam na cidade, provenientes dos jogos pan-americanos que foram realizados no mesmo ano de 2007. Foram construídos complexos esportivos que se enquadravam no que o COI exigia para a realização das Olimpíadas, além de uma vila olímpica erguida nos mesmos padrões. Além do Rio de Janeiro, outras cidades no mundo se candidataram para os Jogos de 2016. Entre elas, estavam Tóquio no Japão, Chicago nos Estados Unidos e Madrid na Espanha.

Processo de escolha da cidade sede

Além de apresentar junto ao COI todas as propostas relativas a realização dos jogos na cidade, como infra-estrutura, hospedagem, capacidade de construções com o prazo exigido pelo COI, as cidades que se candidataram passaram por apresentação na reunião na Dinamarca com discursos e propostas de como poderia ser melhor a realização dos Jogos em seus países. Pelo Rio de Janeiro, discursaram a favor dos Jogos Olímpicos na cidade, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o Governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito da cidade, Eduardo Paes e o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Prepação para as Olímpiadas no Brasil

Logo depois de confirmada a cidade que sediaria os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro, o Governo Brasileiro juntamente com os Governos do Estado do Rio de Janeiro e a prefeitura da cidade, começaram esforços conjuntos para angariar recursos e esclarecer os pontos que necessitam de melhora nas estruturas já existentes na cidade para a realização dos jogos. Questões como política, transporte, acomodações, locais de competição e suporte ao turismo são discutidos como pontos importantes para o sucesso dos jogos na cidade.

Repercussão dos Jogos Olímpicos no Brasil

Muitos países no mundo manifestaram seu apoio para que os jogos fossem realizados pela primeira vez na América do Sul, incluindo os países que perderam a disputa e os que não estavam na briga pela escolha da cidade sede. Apesar do apoio, o governo americano foi o único a soltar críticas ao projeto brasileiro, ressaltando que a cidade de Chicago estaria melhor preparada para a realização do evento. Cabe ao Brasil mostrar que estavam errados e que essa seja a melhor Olimpíada da era moderna.

Fotos

Confira Fotos sobre Olimpíadas no Brasil:

Modalidades Olimpíadas no Brasil Quadro de medalhas Olimpíadas no Brasil Representantes Olimpíadas no Brasil Data da disputa Olimpíadas no Brasil

GD Star Rating
loading...
Olimpíadas no Brasil, Nota: 3.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados