Olimpíada de Matemática 2015

links patrocinados

Olimpíada de Matemática 2015

Confira mais informações sobre a ocorrência da próxima edição escolar da Olimpíada de Matemática 2015.

Quem aplica a OBM – Olímpiada Brasileira de Matemática?

Olimpíada de Matemática 2015 Olimpíada de Matemática

Todos os anos, o Governo e algumas organizações aplicam testes de avaliação de diversos tipos de conhecimentos na época escolar e entre elas está a Olimpíada de Matemática 2015. Essa prova é realizada em várias partes do Brasil desde o final da década de 70, ou seja, são muito anos de história nas escolas de nosso país.

A Olimpíada de Matemática 2015 será feita como uma iniciativa do Impa – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada junto a outras organizações brasileiras, como a SBM – Sociedade Brasileira de Matemática e do próprio CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Conheça as Olimpíada de Matemática 2015

Olimpíada de Matemática 2015: sobre os níveis das provas

São diversos os tipos de provas aplicadas durante a Olimpíada de Matemática 2015, cada uma com um nível que se encaixa na escolaridade de quem vai prestar a mesma. Quem ainda está matriculado no Ensino Fundamental faz o nível 1 ou nível 2 dependendo de sua série ou ano de estudo. Já o nível 3 corresponde aos testes aplicados para os alunos do Ensino Médio em todos os anos.

O último nível é o universitário, na qual não existem cursos específicos elegíveis no teste, podendo se inscrever na prova da Olimpíada de Matemática 2015 qualquer estudante em nível de graduação. Entretanto, cada um desses níveis corresponde a três diferentes fases, na qual somente os melhores continuam. Cada teste possui uma duração de 4h30min para a realização das questões e preenchimento do gabarito, já o número de perguntas varia a cada nível.

Confira a Olimpíada de Matemática 2015

Quais são os níveis de estudo e premiação dos melhores alunos

A Olimpíada de Matemática 2015 vai continuar com as mesmas regras estabelecidas aos seus anos anteriores. Somente aqueles estudantes que conseguirem as pontuações mais altas, independente o nível, poderão passar de fase, sendo que a primeira se trata de múltipla escolha e as duas últimas são majoritariamente dissertativas.

Nesses testes, encontrar o resultado é a única forma de pontuar, sendo que o desenvolvimento das contas nas duas últimas fases também é muito importante. Os melhores da última fase da Olimpíada de Matemática 2015 recebem certificados de honra ou medalhas, que podem ser de bronze, prata ou ouro, além de seus próprios certificados de participação e bom desempenho.

Olimpíada de Matemática 2015 - saiba mais

Como se inscrever na Olimpíada de Matemática 2015

Os interessados em participar da Olimpíada de Matemática 2015 poder ver com a diretoria de sua escola, seja ela particular ou pública, se a mesma vai aplicar o teste em suas dependências. Nesse caso, todos os estudantes se tornam automaticamente matriculados no teste.

Se a sua instituição não está inserida dentro dessas provas dá para procurar uma escola que aceitou a prova e se inscrever junto a ela, sem problemas. Já os interessados que estão no ensino superior precisam sempre ficar de olho nas datas de inscrições para participar da prova da próxima Olimpíada de Matemática 2015. Ainda não há datas oficiais.

Pesquisar