Óleo de Lorenzo

links patrocinados

Óleo de Lorenzo

Óleo de Lorenzo

O óleo de Lorenzo é um dos principais meios de tratamento utilizado em pessoas com uma doença degenerativa, conhecida como adrenoleucodistrofia (ADL), causada por falhas no cromossoma X. A descoberta desse tratamento veio dos pais – Augusto e Michaela Odone – de Lorenzo Odone, portador desse raro diagnóstico. A conquista, tão benéfica para a sociedade, tornou-se roteiro de filme e garantiu ao senhor Odone o título de Doutor Honorário pela contribuição à medicina mundial.

O Óleo de Lorenzo é uma mistura de dois ácidos: oléico e erúcico, preparados a partir dos óleos de oliva e colza. Atua na interrupção da síntese de ácido graxo, paralisando a evolução de doenças como a ADL.

Benefícios e dúvidas do Óleo de Lorenzo

Muitos pesquisadores apontam que existem dúvidas quanto às vantagens em utilizar o óleo de Lorenzo em pacientes que já possuem a doença ativa. Porém, demonstram, através de pesquisas, que ele é bastante eficiente na forma de prevenção da doença, diminuindo em até 50% as chances de desenvolvimento. Apesar da dúvida científica, o óleo de Lorenzo é ministrado como um suplemento alimentar para auxiliar no tratamento de casos de doenças degenerativas.

Entenda a doença de Lorenzo: Adrenoleucodistrofia

Como e feito o Oleo de Lorenzo

Trata-se de uma doença bastante rara, atingindo basicamente homens de qualquer idade, deteriorando parcelas dos rins, sistema nervoso e testículos. A doença começa a se manifestar através da perda da fala, de movimentos e da capacidade de interação.

O tratamento, que ainda não conseguiu chegar à cura, melhora a qualidade de vida dos pacientes através de uma alimentação regular e medicamentos para dores. Existe, ainda, uma pesquisa com transplante de medula óssea, porém com resultados insuficientes para a cura.

Composicao do Oleo de Lorenzo

Apesar de conhecida como uma doença masculina, já houve casos em que mulheres foram diagnosticadas com alguns elementos da ADL, causando a paralisação de membros inferiores e fraqueza nos movimentos.

Pesquisas com o Óleo de Lorenzo

As pesquisas com o óleo de Lorenzo são constantes e bastante positivas, além da prevenção da ADL, já foi possível detectar resultados na normalização de ácidos graxos em cadeias muito grandes. Entretanto, as pesquisas são consideradas muito jovens, sendo necessário que haja cautela com os resultados apresentados.

Conheça a história do filme “O Óleo de Lorenzo”

Tratamento com Oleo de Lorenzo

O filme “O Óleo de Lorenzo”, do diretor George Miller, lançado em 1999, retrata a história de luta da família Odone ao descobrir que seu filho era portador de uma rara doença, conhecida como adrenoleucodistrofia, e que não havia cura para Lorenzo. Com a falta de pesquisas e de diversos fracassos médicos, o casal Odone decidiu que deveria ir à busca da cura para a doença do filho. Após diversos empecilhos e muito tempo de pesquisa, conseguiram descobrir o Óleo de Lorenzo. Que não poderia trazer a cura para o filho, mas estagnava a doença.

O filme muito recomendado na época, a brilhante atuação de Susan Sarandon – como a mãe de Lorenzo – e o roteiro comovente de George Miller foram indicados ao Oscar e ao Globo de Ouro, no ano de 1993.

Duvidas do Oleo de Lorenzo Oleo de Lorenzo pelo mundo

Pesquisar
Artigos Relacionados