Oktoberfest 2010

links patrocinados

Oktoberfest 2010

Oktoberfest 2010

Todos os anos acontece em Blumenau, no estado de Santa Catarina, a Oktoberfest. Ela é uma festa tradicionalmente alemã e considerada uma das maiores de mundo.

Tradição e diversão se encontram em 18 dias de festa que agitam a cidade e se tornou um destino turístico para muitas pessoas no mês de outubro.

O início

A festa realizada no Brasil foi inspirada na Oktoberfest realizada em Munique, na Alemanha, e foi idealizada através da vontade do povo, descendente de alemães, pelas tradições de seus antepassados, que saíram da Alemanha e formaram colônias na região Sul do Brasil.

A primeira edição aconteceu no ano de 1984 e em 2010 chegou a sua 27ª edição. Toda essa tradição fez com que ela se tornasse a segunda maior festa alemã do mundo e é por isso que todo mês de outubro milhares de moradores de Blumenau e de outras cidades e estados brasileiros procuram conhecer a Oktoberfest, que é realizada no Parque Vila Germânica.

A festa consiste em reunir as tradições alemãs através da música, dança, culinária, dos trajes típicos, e é claro, do chopp.

Atrações

Mas não é apenas o chopp que é um dos atrativos da festa. A riqueza da cultura e do folclore, resgatando a memória e a tradição encantam todos os que passam por Blumenau. Toda essa tradição pode ser vista através da música, da gastronomia que guardam e eternizam os costumes dos antepassados.

Além disso, ainda há a escolha da Rainha do evento e o Concurso Nacional de Tomadores de Chopp em Metro, onde o participante precisa beber um metro de chopp, cerca de 600 ml, em menos tempo possível sem derramar o líquido. A disputa acontece todos os dias e no último dia de festa é anunciado o vencedor geral.

Opções

Em relação ao chopp são oferecidas várias opções de várias marcas como o nacional da Brahma, e os produzidos por cervejarias artesanais da região, sendo de Blumenau as marcas Eisenbahn, a Bierland; a Wunder Bier, do município de Gaspar Das Bier; e a Schornstein, da cidade de Pomerode.

Além da festa, o turista também pode passear pela cidade e conferir a forte presença da cultura germânica presente nos costumes e na arquitetura, assim como nos desfiles realizados no centro da cidade e também através dos trajes típicos.

Curiosidades

Uma das curiosidades e que despertam a atenção dos visitantes é a utilização pela população local de termos específicos, evidenciando ainda mais a forte relação com a cultura germânica, como exemplo a expressão Ein Prosit que equivale ao Tim-tim muito usado em brindes.

Outra curiosidade está no fato de que a festa original que inspirou a versão brasileira aconteceu em 1810, para celebrar o casamento do Rei Luis I com a Princesa Tereza da Saxônia. Na festa foi realizada uma corrida de cavalos para comemorar o acontecimento, e acabou se tornando uma tradição, que passou a existir todos os anos.

Números

Depois de muitas edições não é de se admirar que os números em relação a festa sejam espantosos. Em todos os anos, mais de 17 milhões de pessoas visitaram a Oktoberfest, o que dá uma média de público de 700 mil pessoas por ano. Durante todas as edições cerca de nove milhões de litros de chopp foram consumidos. Só na última edição, em 2010, foram comercializados mais de 500 mil litros do produto.

Fotos

Oktoberfest 2010Oktoberfest 2010
Oktoberfest Blumenau
A maior festa alemã fora da AlemanhaA maior festa alemã fora da Alemanha

Pesquisar