Obras mais importantes de Monteiro Lobato

links patrocinados

Obras mais importantes de Monteiro Lobato

Confira quais são as obras mais importantes de Monteiro Lobato.

Obras do Sítio do Pica-Pau Amarelo

É indiscutível que o Sítio do Pica-Pau Amarelo é a maior criação de José Bento Renato Monteiro Lobato, um paulista nascido na cidade de Taubaté. Entre a suas obras mais importantes de Monteiro Lobato do Sítio está Reinações de Narizinho, terminada no ano de 1931. Atualmente está inserido entre os maiores clássicos da literatura infantil, mas que continua encantando diversos adultos.

Obras mais importantes de Monteiro Lobato Conheça as Obras mais importantes de Monteiro Lobato

Foi essa obra que impulsionou as outras criações do Sítio, cuja coleção começa na década de 20 com Saci. Outras das obras mais importantes de Monteiro Lobato da saga são Caçadas de Pedrinho, Geografia de Dona Benta, Memórias da Emília, O Chave do Tamanho e Dom Quixote das crianças. O último livro foi Histórias Diversas, de 1947.

Conheça as Obras mais importantes de Monteiro Lobato

Obras mais importantes de Monteiro Lobato: O Presidente Negro

O livro O Presidente Negro também pode ser chamado de O Choque das Raças e está inserido entre as obras mais importantes de Monteiro Lobato. Escrito originalmente em meados da década de 20, é conhecido como o único romance de ficção científica publicado pelo autor em todos os seus anos de carreira.

A história ocorre na cidade do Rio de Janeiro, na qual um homem, Ayrton, sofre um pequeno acidente de carro e acaba sendo socorrido na casa de um professor de nome Benson. Lá, ele acaba ficando a par de uma invenção que permite ver o futuro e sabe de uma disputa na Casa Branca nos Estados Unidos na qual um candidato negro está concorrendo. Sendo uma das obras mais importantes de Monteiro Lobato, o futuro é no ano de 2228.

Saiba as Obras mais importantes de Monteiro Lobato

Sobre o livro Zé Brasil

Criado no final da década de 70, outra das obras mais importantes de Monteiro Lobato foi Zé Brasil, uma publicação que passou até mesmo por censuras na época. A história é retratada por meio de diálogos entre o personagem principal, Zé Brasil, e um outro personagem anônimo, sendo que juntos, ambos discutem sobre algumas questões políticas do país.

Diferente da criação de Jeca Tatu, dessa vez uma dura crítica é exposta no diálogo sobre questões de desigualdade econômica e de terras no Brasil, o que fez com que o governo tirasse e apreendesse exemplares das prateleiras. Sendo uma das obras mais importantes de Monteiro Lobato, possui uma edição com ilustrações.

Obras mais importantes de Monteiro Lobato - saiba mais

Obras mais importantes de Monteiro Lobato: contos do autor

O autor paulista também possui alguns títulos que se tratam de uma coletânea de contos. Uma das obras mais importantes de Monteiro Lobato é Negrinha, que em sua primeira edição publicada possuía apenas 6 histórias em suas páginas, mas que logo depois foi atualizado com 22 contos.

Também entre as obras mais importantes de Monteiro Lobato quando se trata de contos está Cidades Mortas. Escrita em 1919, mostra muito sobre o Vale da Paraíba e a crise que era passada naquela época com títulos como A Noite de São João, O Romance do Chopim, O Plágio e Café Café.

Pesquisar
Artigos Relacionados