Obesidade na adolescência

Obesidade na adolescência

Obesidade na adolescência

O problema de obesidade está atingindo cada vez mais os adolescentes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O motivo dessa alarmante situação é a vida desregrada, com uma alimentação de fast foods e com pouca prática de exercícios físicos.

Com o avanço da tecnologia, é muito comum ver jovens não se interessarem por práticas de esportes e brincadeiras que utilizem o corpo. Afinal, os computadores e videogames consomem todo o tempo livre dos adolescentes. Gerando, assim, um costume de uma vida sedentária.

Consequências da Obesidade na Adolescência

Com certeza, todo o sedentarismo e o excesso de gorduras trazem consequências graves na vida de uma pessoa. Nos jovens, além das consequências físicas, geram traumas psicológicos bastante preocupantes.

Problemas com a Obesidade na adolescencia

Um adolescente que possua excesso de peso pode apresentar graves alterações em sua autoestima, dificultando a sua capacidade em fazer amigos e de saber se comportar em ambientes públicos. Transformando esses problemas em traumas para a sua vida adulta.

Um jovem que apresenta obesidade pode transformar suas decepções – que são normais na fase da adolescência – em quadros de depressões.

Além dos problemas psicológicos, os problemas físicos causados são inúmeros: alteração na postura, problemas ósseos, hipertensão, problemas cardíacos, dermatológicos, diabetes, asma e dificuldades para dormir.

Causas da Obesidade na Adolescência

Causas da Obesidade na adolescencia

As causas para um quadro de obesidade na adolescência são muitos. Em geral, hábitos alimentares errados, fatores genéticos, sedentarismo e problemas psicológicos são os principais motivos.

Entretanto, afirmar que todos os casos de obesidade são causados por uma má alimentação ou a falta de esportes é um diagnóstico muito precoce. Pois, a alimentação e as atividades físicas ajudam na perda de peso, porém, especialistas afirmam que, a obesidade vem sempre acompanhada de um terceiro fator, o qual deve ser analisado com bastante cuidado.

Ansiedade, problemas familiares, depressão e traumas podem agravar a situação de uma pessoa que tenha facilidade em adquirir peso. Alguns psiquiatras afirmam que: a obesidade pode servir como uma máscara dos problemas que realmente interferem na vida de um adolescente.

Gordura na adolescencia

Porém, não se podem descartar que, nesta idade, as pessoas sofrem de variações hormonais que podem interferir nos quadros de obesidade.

E outro fator, que não pode ser eliminado, é a questão genética: filhos de pais obesos que tem a tendência natural em ganhar peso facilmente.

Tratamento para Obesidade na Adolescência

Primeiramente, deve-se procurar o foco do problema do adolescente. Fazer um acompanhamento psicológico e o cuidado próximo dos familiares.

A melhora nos hábitos alimentares da família também ajuda na redução do peso dos adolescentes. Ter um acompanhamento com um nutricionista e regular a quantidade de doces e guloseimas que o jovem ingere, facilita no tratamento da obesidade. Porém, é importante lembrar que a alimentação de um adolescente é, muitas vezes, reflexo dos hábitos alimentares dos pais, então, o cuidado deve ser da família como um todo.

Procurar uma atividade física que seu filho se enquadre é importante para que ele queira praticar o esporte. Somente assim, os resultados realmente aparecerão. Portanto, deixe-o experimentar e analisar qual o perfil de atividade que mais lhe agrada, no fim as atividades físicas deixarão de ser um fardo e passarão à diversão.

Em alguns casos, dependendo da orientação médica, os jovens devem partir para tratamentos com medicação e até mesmo cirurgia. Portanto, o acompanhamento com profissionais qualificados é importante para uma vida mais saudável.

Obesidade adolescencia Obesidade na adolescencia 2013

GD Star Rating
loading...
Obesidade na adolescência, Nota: 4.8 de 5 com 6 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados