Obesidade Grau 3

Obesidade Grau 3

Obesidade Grau 3

Atualmente a obesidade e assuntos relacionados a ela ganham espaço para discussão e também são fontes de pesquisas na tentativa de combater esse mal tão comum em nossa sociedade cada vez mais atarefada e com pouco tempo para cuidar do corpo.

O que é

A obesidade se caracteriza como o acúmulo de gordura no corpo e é considerada uma doença, pois traz conseqüências para a saúde do indivíduo, e é resultado desde comportamentos alimentares até a predisposição genética e fatores ambientais. Por isso é sempre importante estar atento ao aumento de peso, principalmente em crianças.

O nível de gordura considerado normal é de cerca de 20% do peso do indivíduo, e o excesso desse nível tem relação direta com a ingestão de alimentos em excesso e pouca queima de gordura.

Obesidade grau 3

Uma das formas para saber se a pessoa está em algum nível de obesidade é através do cálculo do IMC-Índice de Massa Corporal, o qual é o resultado de um cálculo onde se divide o peso em Kg pelo valor da altura elevada ao quadrado e o resultado demonstra qual é o grau de obesidade sendo considerável saudável o valor de entre 18 a 24,9; já valores entre 25 a 29,9 é considerado sobrepeso ou pré-obesidade. Entre 30 a 34,9 já entra em obesidade de grau I; a obesidade grau II se enquadra com resultados entre 35 a 39,9 e a obesidade grau III ou a chamada obesidade mórbida é para resultados a partir de 40.

Os casos de obesidade mórbida são os que apresentam risco extremo ao paciente e é considerada uma doença grave e por isso muitos são encaminhados para realização de cirurgias. Elas são apontadas como a medida mais efetiva para combater a obesidade mórbida.

Complicações

O aumento de peso não apresenta sintomas, mas ela nos dá sinais que algo não está bem, principalmente na questão estética, pois o aumento de gordura no corpo representa aumento das medidas e conseqüentemente mudanças no corpo que muitas vezes causam incomodo devido ao padrão de beleza estabelecido pela sociedade atual.

Entretanto não é só a questão estética que pode ser apontada como uma complicação do excesso de peso, mas outras doenças podem aparecer em função da obesidade como: diabetes, hipertensão, aumento do colesterol e doenças cardiovasculares.

Os movimentos de uma pessoa obesa também são afetados devido ao peso e os membros inferiores; a coluna pode apresentar problemas, da mesma forma as articulações são afetadas devido ao excesso de peso.

Cuidados e tratamento

Entre os cuidados para se evitar a obesidade é a adoção de hábitos saudáveis como boa alimentação e atividade física, e em casos mais graves pode-se utilizar medicamentos recomendados por um médico. Em alguns casos acompanhamento psicológico também é indicado.

A reeducação alimentar é essencial para quem luta contra a obesidade, pois através dela a pessoa passa a se alimentar corretamente e a ingerir as quantidades necessárias de calorias. Quanto ao exercício físico ele é essencial, pois auxiliam nos gastos calóricos, além de outros benefícios que o mesmo oferece como o aumento da auto-estima, que é essencial principalmente em casos mais acentuados de obesidade. Atividades físicas realizadas no mínimo quatro vezes por semana com duração entre 30 e 40 minutos são suficientes para ajudar a diminuir ou evitar o aumento de peso.

Fotos

Obesidade Grau 3Obesidade Grau 3
Cuidado com a obesidadeCuidado com a obesidade
ObesidadeObesidade

GD Star Rating
loading...
Obesidade Grau 3, Nota: 4.8 de 5 com 8 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados