OAB PR Maringá

links patrocinados

OAB PR Maringá

OAB PR – Maringá

Entidade Máxima que representa todos os advogados presentes no território brasileiro e também responsável pela manutenção da democracia no país, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já possui 81 anos e todos os anos desenvolve e aplica o Exame da Ordem, uma prova que seleciona os advogados (normalmente recém formados) aptos a trabalharem na área. O presidente atual (2012) é o advogado, Ophir Filgueiras Cavalcante Junior.

História da OAB

O órgão criado, anterior à OAB, foi o Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), no ano de 1843. Ele foi fundado com base na Associação dos Advogados de Lisboa, em Portugal. Contudo, a primeira vez que alguns advogados decidiram criar a Ordem aconteceu no ano de 1843, contudo apenas 87 anos depois que a instituição foi fundada, a partir do Decreto nº 19.408, do dia 18 de novembro de 1930, da lavra de Getúlio Vargas, então atual Chefe Executivo Nacional. A Ordem dos Advogados do Brasil é composta por secções instaladas em todos os estados tupiniquins, sendo uma autarquia federal de atitude corporativista, assim como outras instituições (Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Sobre a Ordem

Foi devido à criação da Ordem dos Advogados do Brasil, que essa classe tornou-se uma das mais honrosas do país, sendo necessária a formação universitária para sua execução. Atualmente, as regras para seguir a carreira do Direito em território brasileiro falam que o indivíduo precisa ser graduado em Bacharelado em Direito, ser aprovado no Exame da Ordem e ainda seguir outras regras presentes no artigo oito da Lei nº 8.906/94.

A atuação da OAB é parte importante para a democratização crescente dos cidadãos brasileiros, por isso desde sua fundação, a instituição tornou-se um dos principais órgãos na luta contra atos errôneos. Uma das bandeiras erguidas pela Ordem foi o impeachment contra o presidente do Brasil em 1992, Fernando Collor de Mello. Sempre na busca pela excelência, a OAB decidiu criar, juntamente com a Constituição de 1988, o novo estatuto da advocacia e da Ordem, um documento importante que preza pelos direitos e remonta os deveres dos profissionais do campo do Direito, assim como estabelece as caixas de assistência, os processos disciplinares, o tratamento aos estagiários, as metas/os objetivos/a visão da instituição e as eleições internas.

Sobre a OAB PR

Como dito anteriormente, a Ordem é dividida em secções, assim cada estado brasileiro consegue auxiliar e proteger os direitos de cada advogado e cidadão de forma rápida, ampla e correta. O estado do Paraná foi um dos primeiros a implementar a OAB, precisamente no dia 15 de fevereiro de 1932, sob o comando do advogado Arthur Ferreira dos Santos. Ainda no mesmo ano, iniciou-se a criação de subseções: uma na capital do estado, Curitiba, que abrangia para outras cidades como Rio Negro, União da Vitória, Palmeira e Paranaguá, e outra no município de Ponta Grossa, compreendendo Tibagi, Castro, Prudentópolis e Santo Antonio da Platina. Nos dias atuais, a OAB PR possui 47 subseções espalhadas por todo o estado.

OAB Maringá

Localizada em uma das cidades mais belas e bem planejadas do Brasil, a OAB Maringá trabalha para estabelecer os deveres e os direitos dos advogados que vivem na cidade. Essa subseção tem como presidente do ano de 2012, João Everardo Resmer Vieira e como vice, Rita de Cássia Lopes da Silva. Para mais informações sobre os cursos, artigos jurídicos, oportunidades de trabalho e notícias relacionadas aos advogados de Maringá, basta acessar o site da Ordem, subseção Maringá.

Fotos

Confira Fotos sobre OAB PR Maringá: Membros OAB PR Maringá Site OAB PR Maringá Maringá OAB PR Ordem OAB PR Maringá

Pesquisar
Artigos Relacionados