OAB PR 2010

links patrocinados

OAB PR 2010

OAB PR 2010

História da OAB PR

A OAB PR foi uma das primeiras seções da Ordem dos Advogados do Brasil, inaugurada no dia 15 de fevereiro de 1932, em Curitiba. Seu primeiro presidente foi o Advogado João Pamphilo Velloso de Assumpção, que governou a Instituição no período de 1932 a 1937.

Já no primeiro ano, foram criadas duas subseções (Curitiba e Ponta Grossa) que compreendiam as cidades de: Paranaguá, União da Vitória, Rio Negro, Palmeira, Castro, Tibagi, Santo Antônio da Platina e Prudentópolis.

Sua sede era localizada no centro de Curitiba, primeiramente na Rua Monsenhor Celso, depois na Rua Cândido Lopes – aonde permaneceu até a inauguração da atual sede, localizada na Rua Brasilino Moura, Ahú.

A OAB Paraná soma, atualmente, mais de 50 mil advogados inscritos. Em seu primeiro ano de criação o número não passava de 120.

Função e atuação da OAB

OAB PR

Além de registrar e identificar os advogados de todo o território nacional, a Ordem dos Advogados do Brasil tem uma atuação política em nosso país. A participação da Instituição em reformas constitucionais e em protestos contra o abuso do poder público, já ajudaram o Brasil a melhorar as suas condições políticas.

A OAB estabelece os direitos e deveres de todos os advogados, as funções exercidas pelos estagiários de direito e tudo que for de competência do direito nacional.

Atuação da OAB PR na Política

OAB Parana

No ano de 2010, o Estado do Paraná sofreu uma enorme rasteira de alguns políticos da Assembléia Legislativa (ALEP). Com o golpe milionário sendo divulgado para toda a população, a OAB PR criou um movimento de repúdio aos casos de corrupção que estavam sendo divulgados pela imprensa estadual. O ato, que ficou conhecido como “O Paraná que Queremos”, pedia a transparência e a ética nos bastidores da Assembléia Legislativa e tornou-se referência nacional.

A sociedade paranaense aderiu à causa e pediu o afastamento imediato de toda a diretoria da Assembléia Legislativa do Paraná. Além disso, cobrou explicações de como a situação havia chego ao crítico ponto. Na ocasião, mais de 1500 empresas, 600 mil pessoas e 600 entidades cobravam do Estado uma decisão rápida para o fim da corrupção na ALEP.
A OAB PR, mais do que defender as causas de sua classe, usa o poder que possui para defender o cidadão brasileiro: cobrando ética, transparência e um governo digno à população.

Exame da OAB

Exame da Ordem

Alvo de inúmeras críticas, por meio da sociedade, o exame da Ordem dos Advogados do Brasil é uma avaliação que analisa a capacidade profissional dos bacharéis de direito do país. A prova, que é organizada pela própria OAB, tem como objetivo avaliar os conhecimentos teóricos e práticos dos recém-formados. Aplicados três vezes ao ano, os exames são divididos em duas etapas: prova objetiva e discursiva.

Na fase objetiva, os candidatos possuem cinco horas para responder 80 questões de múltipla escolha, com temas variados entre os diversos assuntos de direito. Porém, sempre há questões que falem sobre o estatuto da OAB, o Código de Ética e Direitos Humanos. Por outro lado, a fase discursiva é composta por uma prova prático-profissional: uma peça de direito e quatro questões aleatórias.

Apesar de obrigatório, muitas pessoas reclamam da dificuldade do exame e, algumas, chegam a considerar inconstitucional a sua aplicação.

OAB OAB PR 2013

Pesquisar