OAB DF

links patrocinados

OAB DF

OAB DF

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a entidade de maior representação dos advogados do Brasil. A OAB é também responsável por regulamentar toda a advocacia do Brasil. Então quando alguém quer ser advogado, após fazer o curso superior, deve fazer uma prova aplicada pela OAB, para provar que está apto para a profissão.

A OAB atua politicamente no Brasil e esteve presente em grandes problemas em que o Brasil enfrentou. Esteve presente no impeachment de Fernando Collor de Mello em 1992, nas reformas constitucionais e protestando contra o abuso no uso de medidas provisórias, bem como contra a falta de ética, tanto na política quanto nas eleições.

Cabe a OAB dar eficácia às disposições da Constituição de 1988. Foi o órgão que lutou para que fosse aprovado o novo Estatuto da Advocacia e da OAB, o qual estabelece os direitos e os deveres dos advogados, bem como os fins e a organização da OAB, tratando dos estagiários, das caixas de assistência, das eleições internas e dos processos disciplinares.

Distrito Federal

No Distrito Federal, a OAB está localizada em Brasília no endereço SEPN 516, Bloco B e Lote 07, na Asa Norte. Mas há várias subseções localizadas nas cidades de Ceilândia, Gama, Planaltina, Sambambaia, Sobradinho e Taguatinga.

Cabe às Subseções no âmbito do seu território, dar cumprimento efetivo às finalidades da OAB , representar a entidade perante os poderes constituídos, velar pela dignidade, independência e valorização da advocacia, e fazer valer as prerrogativas dos advogados.

Foi em 24 de outubro de 1983 que a OAB – DF viveu seu momento mais marcante. A sede foi cercada pela Polícia e o Secretário de Segurança Pública interditou a sede porque a OAB teria desrespeitado portaria do Ministério do Exército que proibia temporariamente reuniões políticas.

Pelo fato da OAB do Distrito Federal estar localizada em Brasília muito próximo ao centro de poder, ela participou intensamente dos acontecimentos políticos mais importantes da história do país. A OAB – DF esteve sempre em defesa da ordem jurídica e da liberdade democrática.

OAB RS Notas de Expediente

OAB RS Notas de Expediente

Sobre a OAB RS Notas de Expediente

OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, é a entidade máxima brasileira que representa a classe dos advogados. Ela foi criada no dia 18 de novembro de 1930, através do Decreto nº. 19.408, que foi lavrado pelo Chefe do Executivo Nacional, Getúlio Vargas.

A Ordem dos Advogados do Brasil teve sua criação prevista muitos anos antes, através da criação do Instituto dos Advogados do Brasil, criado 87 anos do decreto que criou a OAB, em 1843.

Função da OAB e Cadastro Nacional dos Advogados

A OAB veio para regulamentar a profissão do advogado. Ele é responsável pelo cadastro do profissional através do CNA, Cadastro Nacional dos Advogados, pelo qual é responsável o Conselho Federal da OAB. No site da OAB está disponível para pesquisa o Cadastro que contém todos os profissionais da categoria inscritos, informando inclusive se o advogado está apto para exercer a profissão.

Trabalho recente da Ordem dos Advogados do Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil tem atuado nos últimos anos em pró da defesa dos direitos democrático em favor da sociedade. Esteve presente ativamente no processo de redemocratização do país ocorrido no final da década de 80.

Depois da constituinte de 88, a Ordem dos Advogados do Brasil tem atuado em pró da sua eficácia. Posteriormente atuaou para que o estatudo da OAB e o Estatudo da Advocacia fosse aprovado, para que estabelecesse os deveres dos advogados, bem como a organização da OAB, além de tratar até mesmo dos estagiários.

OAB Rio Grande do Sul Notas de Expediente

As Notas de Expediente da OAB do Rio Grande do Sul, oferece um serviço que busca facilitar os serviços dos advogados do estado gaúcho. Entre os novos serviços ofertados está o cadastramento ilimitado de emails para as sociedades de advogados. Ainda disponibiliza de um a três emails para cada advogado.

O serviço oferece ainda aos advogados que estiverem em processos judiciais como parte, poderão pedir para que seus endereços eletrônicos sejam incluídos, para que recebam as movimentações processuais. O telefone de contato para que os advogados possam requerer o serviço, através do atendimento do Viajus, é o (51) 3210 – 3701.

Pesquisar
Artigos Relacionados