O que faz um auxiliar administrativo

O que faz um auxiliar administrativo

O cargo de auxiliar administrativo é um dos que mais oferecem vagas no Brasil, seja na iniciativa privada ou em concursos públicos. Contudo, nem todo mundo sabe o que, de fato, faz um auxiliar administrativo. Isso pode ser um problema, pois muitas pessoas acabam se inscrevendo para uma entrevista, ou prestando um concurso, sem ter noção do que realmente fará caso seja aprovado. E, embora seja normalmente colocado como um cargo de segundo escalão, a função de auxiliar administrativo é de extrema importância para o funcionamento de uma instituição.

Atividades de um auxiliar administrativo

A função de auxiliar administrativo é reconhecida pela CBO (Cadastro Brasileiro de Ocupações).

O que faz um auxiliar administrativo Auxiliar Administrativo

Esta classificação, redigida pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) enumera detalhadamente as atribuições de cada cargo regulamentado. O auxiliar administrativo, por exemplo, é aquele profissional que atua na parte logística e operacional de uma empresa. Por isso, suas atividades vão desde o pagamento de contas e salários até o suporte na organização de eventos, passando pela digitação de relatórios, atas de reuniões e solicitação de materiais de escritório.

Como já podemos perceber, esta é uma atividade bastante ampla, que pode variar de maneira considerável dependendo da forma como a empresa se organiza. Em instituições de maior porte, é comum existir mais de um auxiliar administrativo. Nestes casos, é possível haver algum nível de especialização, com funcionários dedicados exclusivamente à redação de documentos, por exemplo, enquanto outros se encarregam apenas da solicitação e pesquisa de orçamentos.

Para que serve os Auxiliares Administrativos

Requisitos para se tornar um auxiliar administrativo

Já sabemos o que faz um auxiliar administrativo. Agora, é importante saber quais as características pessoais que se encaixam perfeitamente neste cargo. Assim como em qualquer outra profissão, quem deseja atuar como auxiliar administrativo precisa possuir um perfil adequado às atribuições, o que evita frustrações pessoais e baixo desempenho nas atividades.

Um bom auxiliar administrativo precisa ser hábil em comunicação oral e escrita. É preciso, portanto, saber se relacionar com as pessoas. Atualmente, todos os auxiliares administrativos precisam de um nível de conhecimento básico de informática, especialmente planilhas e editores de texto. Também é necessária muita disciplina, pois os atrasos do auxiliar administrativo acabam refletindo em diversos outros setores da organização.

Como ser um Auxiliar Administrativo

Perspectivas de mercado

Se você reúne as qualidades mencionadas e tem interesse em atuar neste setor, é importante saber que o mercado para auxiliares administrativos apresenta boas perspectivas. Este é um cargo indispensável nas empresas, portanto, sempre é possível encontrar vagas. O nível de escolaridade exigido varia de empresa para empresa, mas raramente é necessário possuir curso superior. O Ensino Médio costuma ser o padrão.

Cursos para um Auxiliar Administrativo

Concursos para auxiliar administrativo

Outra grande vantagem em atuar como auxiliar administrativo são os diversos concursos públicos que oferecem vagas para o setor. Se você deseja tentar uma destas vagas, fique atento aos concursos com inscrições abertas, que podem ser consultados em páginas especializadas, como o PCI Concursos. Fique atento ao nível de escolaridade exigido nas provas e ao conteúdo programático do exame. A concorrência costuma ser alta, mas com alguma dedicação é possível conquistar sua vaga.

GD Star Rating
loading...
O que faz um auxiliar administrativo, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados