O que é preciso para abrir uma empresa

links patrocinados

O que é preciso para abrir uma empresa

O sonho de abrir uma empresa e se tornar o próprio patrão é, talvez, um dos mais antigos desejos dos brasileiros. Contudo, é preciso ter muito planejamento antes mesmo de se iniciar no setor. A porcentagem de empresas que fecham após seu primeiro ano de existência é altíssima, principalmente devido a alguns erros primários. Se você deseja se iniciar em algum setor de produtos ou serviços, confira o que é necessário para abrir uma empresa.

A definição da atividade antes de abrir uma empresa

Este é, provavelmente, o principal erro cometido pelos principiantes que desejam abrir uma empresa.

O que é preciso para abrir uma empresa Como abrir uma empresa

Hoje, o mercado está altamente segmentado. Portanto, é preciso definir com clareza qual será o seu público, “afunilando” a atividade. Se você, por exemplo, quer abrir uma loja própria de roupas, o ideal é segmentar a atividade, optando, por exemplo, por uma loja exclusiva para roupas infantis, plus size ou outras. Desta forma, você ampliará de maneira considerável suas chances de oferecer um diferencial, destacando-se entre as várias outras lojas que já existem em sua cidade.

O planejamento deve incluir, também, o desenvolvimento de um site profissional. Se você não tem conhecimento desta área, será preciso terceirizar o serviço. O site, atualmente, praticamente substituiu o tradicional cartão de visitas. Uma página precária, com aquele visual da internet dos anos 90, será muito mais prejudicial do que benéfico ao seu negócio.

Abrir uma empresa

A publicidade para se abrir uma empresa

A publicidade é uma parte vital para sua empresa, principalmente se você está criando uma marca própria, ao invés de utilizar um sistema de franquias. Esta é uma parte que, muitas vezes, também vale a pena ser terceirizada. A logomarca de sua empresa, que será o primeiro fator de reconhecimento dela perante o público, possui algumas regras semelhantes às do site. Uma logomarca com tom amador dará a impressão de que o negócio é igualmente amador.

Tenha sempre em mente que a abertura de um negócio exige um considerável investimento inicial, que varia bastante de acordo com o tipo de atividade e o porte da empresa. É possível racionalizar seus recursos iniciais, mas não encare isso como um sinônimo de economizar a qualquer custo. Estas pequenas economias, embora pareçam vantajosas no início, podem prejudicar consideravelmente seu novo negócio em médio prazo.

Abrir uma empresa- parte burocrática

A parte burocrática

A parte burocrática também exige muita atenção. Se você pretende abrir seu negócio na internet, este será um processo bem mais tranquilo. Caso contrário, é recomendável entrar em contato com um advogado, que pode ajudar na parte burocrática do negócio. Outro profissional que pode ajudar o futuro empresário a deixar sua empresa em conformidade com a legislação é o contador.

Importante em uma empresa

Importante

Antes de se aventurar no empreendedorismo, é necessário recolher o máximo possível de informações na internet ou em contato com outros empresários. No primeiro caso, o Sebrae é uma das principais fontes de informação para os brasileiros. A página possui diversos conteúdos introdutórios que podem te auxiliar em sua jornada no mundo dos negócios.

Pesquisar
Artigos Relacionados