O que é Greenpeace?

links patrocinados

O que é Greenpeace?

O que é Greenpeace?

O Greenpeace é uma organização não governamental que está relacionada as questões da preservação do meio ambiente e também ao desenvolvimento ato sustentável. Sua sede está localizada na cidade de Amsterdã, na Holanda, porém, conta com unidades distribuídas em mais de 40 países.

É bastante comum observar os ativistas do Greenpeace ou ainda a tradicional bandeira em movimentos e campanhas que buscam a preservação de áreas florestais, em ações contra o desenvolvimento nucelar, de energia genética, de transgênicos e preservação do climas e dos oceanos.

Todas as atividades realizadas pelo Greenpeace buscam alertas a sociedade sobre a necessidade de realizar a preservação ambiental. Para isso, são realizados atos públicos o desenvolvimento de campanhas publicitarias, entre outros. A atuação dos ativistas tem como bases os princípios da desobediência civil.

Fundação Greenpeace

O Greenpeace foi fundado no ano e 1971 no Canadá por um grupo de colaboradores voluntários que buscavam chamar atenção as questões do meio ambiente em diferentes setores. Os participantes tinham como base a cultura hippie da década de 70 vivida nos Estados Unidos.

Uma das principais características do Greenpeace é não aceitar recursos que sejam oriundos de empresas, partidos politicas e governos, atuando como um gripo ligado a qualquer empresa que tente controlar as suas ações.

Campanhas Greenpeace

O Greenpeace atua com campanhas que buscam confrontar atividades que agridam o meio ambiente. Dessa forma, as campanhas são desenvolvidas para causar o choque da sociedade e tem as atenções voltadas para as ações dos ativistas e também pela causa. Graças as campanhas, diversos assuntos conseguiram serem resolvidos, como o fim de testes nucleares realizados no oceano pacífico e no Alasca.

No brasil, as principais ações do Greenpeace destacam a necessidade de preservação da floresta amazônica, que constantemente apresenta desmatamento para a exploração de madeira e também a abertura de espaços para pastagens de gado.

Ecologia e Meio Ambiente

Ecologia e Meio Ambiente

Sobre a Ecologia e Meio Ambiente

Ecologia é uma ciência do ramo da Biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. É essa ciência que vai estudar a vida no planeta Terra.

Sua importância está em que é a Ecologia que levanta os dados que revelam se animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Através dos estudos da Ecologia, que o homem pode planejar as ações que evitem a destruição da natureza. O dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia comemora-se em 5(cinco) de junho.

Meio Ambiente – definição

O Meio Ambiente, conforme definido na Conferência de Estocolmo, em 1972, é “o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas”. A lei brasileira define meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Preservação do meio ambiente

Independente da definição, o meio ambiente influencia na vida humana. Preservá-lo, ou seja, evitar que ele seja um vilão da vida é fundamental. Por isso é que se fala tanto em preservação do meio ambiente. Não é simplesmente para que as espécies fiquem vivas, mas também para que a ordem natural da vida, animal ou vegetal, se mantenha.

Para preservar o meio ambiente, é preciso mudar alguns hábitos do ser humano. Isso porque temos a mania de agir da maneira mais prática, mas que nem sempre fazem bem à natureza.

Entre as atitudes que precisam ser tomadas estão: Redução e limpeza da poluição, com metas futuras de poluição zero; Reduzir o consumo pela sociedade dos combustíveis não-renováveis; Proteção de ecossistemas representativos ou únicos; Conservação e uso sustentável dos escassos recursos naturais como água, terra e ar.

Investimento em Ecologia

Manter forte os investimentos em Ecologia também pode ajudar o meio ambiente. Isso porque a medida que se conhece melhor a natureza, podemos encontrar soluções para resolver os problemas dela ou ainda crescermos sem afetar o meio ambiente.

Pesquisar
Artigos Relacionados