O que é e como evitar o vírus Chikungunya

links patrocinados

O que é e como evitar o vírus Chikungunya

Confira mais informações de o que é e como evitar o vírus Chikungunya.

Como o vírus é transmitido para o ser humano

Uma doença vem assustando o mundo atualmente, a febre Chikungunya, uma espécie de enfermidade causada por um vírus, este, que por possua vez é transmitido ao ser humano por meio de algumas espécies de mosquitos. Saber o que é e como evitar o vírus Chikungunya é muito importante, já que já foram detectadas pessoas com a doença também no Brasil, principalmente na região do sul do país.

O que é e como evitar o vírus Chikungunya Confira O que é e como evitar o vírus Chikungunya

Tanto a sua forma de transmissão como os seus sintomas podem ser confundidos com a dengue, principalmente por que também é passada pelo mosquito Aedes aegypti, além da espécie Aedes albopictus. Entender o que é e como evitar o vírus Chikungunya é importante, já que o vírus está migrando do continente africano para outras partes do mundo.

Conheça o O que é e como evitar o vírus Chikungunya

O que é e como evitar o vírus Chikungunya: origem

A primeira vez que essa febre foi vista no planeta foi no continente africano, mas agora o vírus também passou a ser transmitido em países da Europa, Ásia e América do Sul, incluindo o Brasil. Depois de saber o que é e como evitar o vírus Chikungunya, as pessoas devem colocar em ação todas as recomendações indicadas para manter essa enfermidade longe.

O vírus possui o nome de CHIKV e pode ser ainda mais assustador do que o vírus da dengue, já que seu período de infecção é ainda menor do que o segundo. Mas além de conhecer o que é e como evitar o vírus Chikungunya, é preciso saber reconhecer os seus sintomas que afetam o ser humano.

Saiba O que é e como evitar o vírus Chikungunya

Sintomas da doença de Chikungunya e como diferir da dengue

Os sintomas do Chikungunya começam com uma febre alta, que ataca a pessoa do nada, e ainda é seguida de uma dor de cabeça aguda, dor nos músculos e nas articulações, erupções cutâneas e ainda conjuntivite (inflamação nos olhos). Além de saber o que é e como evitar o vírus Chikungunya, também é preciso entender as diferenças em relação à dengue.

A enfermidade se difere da dengue principalmente porque não oferece dor por todo o corpo, além de também não oferecer um risco grande de uma hemorragia. Apesar do que é e como evitar o vírus Chikungunya, essa doença precisa ser combatida, mas oferece menos riscos de sintomas graves às pessoas.

Chikungunya

O que é e como evitar o vírus Chikungunya: prevenção

A única forma de combater a transmissão de o que é e como evitar o vírus Chikungunya é por meio do combate ao mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus na sua região e cidade. Evitar água parada para que o mesmo não se reproduza é essencial, assim como as outras recomendações em relação à dengue.

Vale lembrar que o significado da palavra africana Chinkungunya é “aqueles que se dobram”, devido aos infectados que contraem o corpo por causa das intensas dores nas articulações causadas pelo vírus.

Pesquisar
Artigos Relacionados