O que é Cinetose e como Tratá-la

links patrocinados

O que é Cinetose e como Tratá-la

É totalmente comum sofrer com tonturas, náuseas e vômitos em viagens de navio, carro, avião ou barco. Mas, você sabia que esse mal tem nome e que existe um tratamento específico para ela e que inclusive, pode ser evitado? A Cinetose, também conhecida como Mal do movimento, é causada principalmente pelas acelerações, solavancos, movimentos bruscos e desacelerações que acontecem durante a viagem. O enjoo acontece porque o nosso órgão que é o grande responsável pelo movimento é uma espécie de extensão do sistema auditivo e ainda possui uma estrutura conhecida como labirinto, que tem três canais em formato de semicírculo preenchido com um líquido viscoso, que é chamado de endolinfa. Durante as viagens, o movimento do meio de transporte utilizado muitas vezes, desloca esse líquido, fazendo com que sejam gerados impulsos elétricos que atingem o sistema nervoso central. O sistema nervosa acaba respondendo a esses impulsos com náuseas, vômitos e a sensação de enjoo. Vale ressaltar que o deslocamento do líquido pode acabar inflamando o órgão responsável pelo equilíbrio, causando assim a labirintite e intensificando estes sintomas.

Amenizando os sintomas

O que é Cinetose e como Tratá-la Saiba O que é Cinetose e como Tratá-la

Para amenizar os sintomas da cinetose, uma boa dica é escolher lugares onde o movimento seja menor. Por exemplo, em um carro de passeio é preferível sentar-se no banco do meio. Já no navio ou no avião, uma boa dica é sentar-se nas partes centrais e nunca nas pontas. Outra boa dica, no caso de carros de passeio, é viajar com a velocidade mais reduzida, procurando fazer as curvas mais lentamente e mais largas.

O que é Cinetose

Confira mais

Outros cuidados que devem ser tomados para amenizar os sintomas da cinetose são: evitar ler durante as viagens, reclinar o banco quando for possível, não ingerir muitos alimentos e líquidos antes da viagem, fazer exercícios de relaxamento e posturais, resfriar o corpo, evitar olhar através da janeira e evitar olhar para os objetos que estão em movimento fora dele, não ingerir álcool, fazer paradas quando for possível e dormir ou repousar durante as viagens caso seja possível.

Cinetose  como Tratá-la

Medicamentos recomendados

Se você costuma enjoar, vomitar ou sentir náuseas durante a viagem, uma boa dica é utilizar algum medicamento que ajude a inibir os sintomas da cinetose. Mas, vale ressaltar que este medicamento recomendado deverá ser prescrito por um médico de sua total confiança. Nunca utilize esses medicamentos se você é o motorista ou se vai pilotar. Isso é importante porque esse tipo de medicamento acaba reduzindo os reflexos motores, diminuem a atividade encefálica e a percepção de estímulos. Além disso, esses medicamentos costumam causar muita sonolência. O gengibre também a reduzir e a amenizar os sintomas da cinetose. O chá com essa planta deverá ser consumido no dia da viagem por três vezes. Um bom aliado também na luta contra a cinetose é a acunputura.

O que é Cinetose e como Tratá-la - saiba mais

Passando mal

Se mesmo assim você passou mal com o mal do movimento durante a viagem, é recomendado utilizar medicamentos antivertiginosos. Mas, é claro, que eles também devem ser prescritos sob supervisão de um médico.

Pesquisar
Artigos Relacionados