O que é a teoria da panspermia

links patrocinados

Se você acha que só existe o evolucionismo e o criacionismo como hipóteses para a explicação na vida da Terra, você está muito enganado. Confira mais informações sobre o que é a teoria da panspermia e tire suas próprias conclusões.

Quando surgiu o pensamento panspermico

O que é a teoria da panspermia

O que é a teoria da panspermia

Apesar de não ser muito cobrada nas escolas, saber o que é a teoria da panspermia é também um conhecimento a mais para todos. Se trata de mais uma hipótese sobre a origem da vida em nosso planeta, que possui alguns aspectos do evolucionismo, mas que, no geral e em sua essência, se diferencia bastante das outras propostas que já conhecemos.

Essa ideia, na verdade, começou ainda no século V a.C. na Grécia Antiga depois de contribuições de um filósofo da época chamado Anaxágoras de Clazómenas, um nome complicado para uma ideia também misteriosa. Ele que criou algumas características do que é a teoria da panspermia, defendendo que a vida só seria possível por causa de interferências cósmicas.

O que é a teoria da panspermia

Mesmo com essa origem remota, a ideia de o que é a teoria da panspermia voltou a ficar à tona depois da defesa de um cientista, médico e físico alemão chamado Hermann von Helmholtz. Foi ele que deu esse nome a sua hipótese, que defende que a vida na Terra como nós a conhecemos hoje foi trazida a milhares de anos por seres de outros planetas.

O que ele acreditava era ainda que meteoros com vidas do espaço teriam se chocado com a Terra e trazido a vida para cá, incorporando vários tipos de informações genéticas até começar a evoluir. Estudiosos ainda mais recentes de o que é a teoria da panspermia argumentam que matérias vindas de estrelas e outros astros também teriam influenciado a vida por aqui.

O que é a teoria da panspermia

Possíveis provas sobre a teoria

Saber o que é a teoria da panspermia já está ok, mas o que ocorre em relação as provas? Apesar de existirem poucas evidências, defensores dessa hipótese usam substâncias com origem sem explicação na Terra para explicar que eles vieram de outras partes do espaço, assim como ocorre com o álcool etílico e até mesmo alguns aminoácidos.

Esses materiais orgânicos encontrados na Terra já são provas suficientes para que haja esse tipo de hipótese, mas ainda assim, ela ainda tem pouca credibilidade junto aos cientistas. Em o que é a teoria da panspermia, muitos ainda defendem a ideia de que a vida tenha começado em nosso próprio planeta, sem a interferência de materiais vindas de outras partes do espaço.

O que é a teoria da panspermia

O que é a teoria da panspermia: seres alienígenas

Algumas vertentes de o que é a teoria da panspermia ainda defendem que alienígenas ou seres inteligentes de outros planetas teriam povoado a terra com seu próprio material. Pode ser uma grande ideia para aqueles que curtem um pouco de ficção científica e que gostam de grandes hipóteses sobre a origem da vida na Terra, enquanto a verdadeira ainda não foi descoberta.

O que é a teoria da panspermia

Pesquisar
Artigos Relacionados