O Cravo e a Rosa: elenco e sinopse

O Cravo e a Rosa: elenco e sinopse

A novela O Cravo e a Rosa foi exibida originalmente pela Rede Globo entre os anos de 2000 e 2001. Ao todo, a novela teve 221 episódios e foi um grande sucesso na época. Por isso, a novela tem sido reprisada diversas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, em uma versão um pouco resumida, com 144 episódios. A trama, escrita por Walcyr Carrasco, se utiliza de elementos de algumas produções clássicas, especialmente “A Megera Domada”, de William Shakespeare, além de novelas das décadas de 1960 e 1970, como A Indomável e O Machão.

Sinopse de O Cravo e a Rosa

A novela O Cravo e a Rosa se utiliza do humor para retratar a história de Julião Petruchio e Catarina Batista.

O Cravo e a Rosa: elenco e sinopse O Cravo e a Rosa

Petruchio é o típico “jeca”, um homem do campo que, para salvar sua fazenda das dívidas, aceita cortejar Catarina, filha do banqueiro Batista. Mas Catarina é uma mulher moderna para a década de 1920, período em que se passa a novela. Adepta do feminismo, a jovem é conhecida por afastar qualquer pretendente a marido.

Apesar de ser uma novela de humor, O Cravo e a Rosa se destacou pela trama rica, com personagens complexos. O banqueiro Batista, por exemplo, só quer casar sua filha para manter a imagem da família, almejando uma candidatura à prefeitura da cidade. Os outros núcleos da novela também apresentam personagens interessantes, como Heitor, Cornélio, Dinorá e Josefa.

Novela O Cravo e a Rosa

Elenco de O Cravo e a Rosa

Um dos grandes destaques de O Cravo e a Rosa foi a fuga do convencional. Eduardo Moscovis, famoso por suas atuações como galã, interpretou o caipira Julião Petruchio. Adriana Esteves foi a “megera” Catarina Batista.

Outros atores que participaram da novela foram Drica Moras, como Marcela, Leandra Leal (Bianca Batista), ngelo Antônio (Professor Edmundo) e Luís Mello (Nicanor Batista).

Também merecem destaque as atuações de Maria Padilha, Ney Latorraca, Tássia Camargo, Carlos Vereza, Eva Todor, Rodrigo Faro e Taumaturgo Ferreira, como o divertido caipira Januário.

O Cravo e a Rosa: elenco

Reapresentações

Devido ao seu grande sucesso perante o público – O Cravo e a Rosa alcançou média de 30 pontos de audiência em sua primeira exibição, número muito acima da média em novelas das 18 horas -, O Cravo e a Rosa já foi reprisada mais de uma vez no programa Vale a Pena Ver de Novo. Até hoje, esta é uma das novelas que menos tempo demorou entre a exibição original e a reapresentação. A primeira reprise foi ao ar menos de dois anos após o término da trama. No dia 5 de agosto de 2013, O Cravo e a Rosa voltou à programação da Globo.

O Cravo e a Rosa: sinopse

Trilha sonora

Outro destaque de O Cravo e a Rosa foi o cuidado com a escolha da trilha sonora. A novela apresentou canções de artistas como Zeca Pagodinho, Belo, Claude Bolling, Paula Toller, Sandy & Júnior, Jair Rodrigues e Sérgio Reis. Todas as músicas foram escolhidas de modo a caracterizar de maneira adequada a época em que a novela é retratada.

GD Star Rating
loading...
O Cravo e a Rosa: elenco e sinopse, Nota: 5.0 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados