Nutrição Esportiva

links patrocinados

Nutrição Esportiva

Nutrição Esportiva

Muitos acreditam que apenas realizar alguma atividade física basta para garantir uma vida saudável, mas se engana quem pensa assim.

A prática de atividade física também exige uma alimentação equilibrada e que forneça substâncias essenciais para que a atividade seja realizada de maneira eficaz e saudável.

Alimentos

É importante saber escolher os alimentos sem abrir mão de substâncias fundamentais, e vale ressaltar que perca de gordura e ganho de massa muscular também são resultados de uma boa alimentação combinada com atividades físicas.

Algumas dicas são importantes para que, tanto a alimentação quanto o exercício, sejam aproveitados como, por exemplo, realizar uma refeição pré e pós-exercício, pois nos alimentos encontramos nutrientes que preparam nosso corpo para a realização das atividades, fornecem energia, além de ajudar os músculos a se recuperarem mais rápido. Sendo assim, um exercício nunca deve ser praticado em jejum e para que os resultados apareçam é essencial ter disciplina.

Alimentos

Todas as substâncias encontradas nos alimentos são essenciais para o nosso organismo, mas, às vezes, o acúmulo ou o fato de ingerir determinados alimentos que são mais ricos em algumas substâncias causa desequilíbrio ou então leva a pessoa a acumular muita gordura. Por isso para quem pratica exercício e principalmente que quer manter a forma com essas práticas é necessário prestar atenção nos alimentos que ingere sem extrapolar na quantidade.

Papel das substâncias

Os carboidratos que tem nos cereais, frutas, massas, batata, mandioca, pães, entre outros a sua principal fonte, devem ser alimentos ingeridos quase diariamente, sendo que sua freqüência deve ser maior, pois são eles os responsáveis por dar energia ao nosso corpo, além de garantir a nossa disposição, levar a um aumento do volume dos músculos, sem contar que são essenciais para a recuperação do corpo após o exercício.

Já as carnes, aves, peixes, ovos, leite, soja e feijão, são fontes de proteína, outra substância de extrema importância para quem pratica atividade física, pois os mesmos auxiliam na construção e reparação dos músculos, mas como é um nutriente que tem sua necessidade facilmente atingida pelo organismo, não há necessidade de tê-lo no cardápio com tanta freqüência, ao contrário dos carboidratos.

Os lipídios, presentes em produtos como azeite, abacate, leite integral, queijos amarelos, frituras, carnes gordas, entre outros, são os que menos devem ser consumidos. No entanto não precisa tirá-los completamente de seu cardápio, pois assim como outras substâncias, a gordura também tem um papel importante no nosso organismo, sendo ela a responsável por fornecer energia, auxiliando no desempenho das atividades e ajudando na recuperação após a realização do mesmo.

Outro aspecto importante é a ingestão de vitaminas e minerais, que tem como função organizar o metabolismo, além de colaborarem na queima de gorduras, ajudar no desenvolvimento de energia, assim como ajuda a melhorar a qualidade de ossos e órgãos. Por isso, verduras, legumes, frutas, cereais, leite e carnes devem sempre estar presentes de alguma forma na alimentação diária.

Líquidos

Ingerir líquido também é extremamente importante, seja antes, durante ou depois da atividade, assim como em outras horas do dia, pois quanto mais água você bebe, melhora seu metabolismo, auxilia no funcionamento dos rins e também auxilia na recuperação dos músculos, sem falar que hidrata todo o corpo. E a água pode ser encontrada em sucos, água de coco, sopas, iogurtes, entre outros.

Cerca de 400 a 600 ml de água devem ser consumidos antes da atividade física e durante a prática recomenda-se que a cada 15 minutos cerca de 250ml devem ser ingeridos.

Fotos

Nutrição esportivaNutrição esportiva
Quem pratica exercícios deve manter uma dieta equilibradaQuem pratica exercícios deve manter uma dieta equilibrada
Dieta adequada ajuda nos exercícios físicosDieta adequada ajuda nos exercícios físicos

Pesquisar
Artigos Relacionados