Nutrição e Saúde

Sobre Nutrição e Saúde

Nutrição e Saúde

O tema nutrição é um dos mais importantes quando se fala em saúde. A alimentação é um dos fatores principais para garantir que as pessoas tenham uma vida saudável. Por isso nutrição e a saúde caminham juntas para garantir o bem estar das pessoas. Há um ditado que diz “você é o que você come” e isso é uma realidade. Ao mesmo tempo em que as refeições podem ser prazerosas no momento, mais tarde elas podem ter consequências perigosas.

A escolha dos alimentos influencia na nutrição e saúde das pessoas

Quem não gosta de uma boa porção de batata frita com molho de maionese e ketchup, por exemplo? Ainda mais se for acompanhada de um copo de refrigerante. Escolhas como essa podem ser perigosas para a saúde. O tema nutrição e saúde trata muito disso, das escolhas que podem ser feitas e o que isso acarreta para o organismo. De vez em quando tudo bem comer esse tipo de comida, o problema é quando isso se torna um hábito, fazendo parte da dieta diária das pessoas.

A alimentação deve ser feita com base em nutrientes para ter uma boa nutrição e saúde

A composição correta da dieta alimentar garante que a alimentação do indivíduo contribua para a nutrição e a saúde do seu corpo. Os principais nutrientes que devemos consumir diariamente são: a água, as proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras e gorduras. Sim, é besteira acreditar em dietas mirabolantes que excluem do cardápio as gorduras e os carboidratos. O corpo precisa de doses diárias e pequenas desse tipo de nutriente. O que não pode é ter uma alimentação rica somente em gordura e carboidrato.

A pirâmide alimentar fraciona a aplicação dos alimentos em uma dieta de nutrição e saúde

A representação através da pirâmide alimentar é muito usada por nutricionistas para explicar como devem ser usados os alimentos em uma dieta saudável de nutrição. De baixo para cima a pirâmide indica os alimentos que mais devem ser consumidos, à medida que sobe vão ficando os alimentos menos necessários, ou que devem ser consumidos em poucas quantidades. Todos devem ser consumidos, porem conforme a necessidade demonstrada na pirâmide. No grupo um (parte mais larga da pirâmide) estão os alimentos com mais carboidratos. No grupo dois, de baixo para cima, estão os alimentos com mais vitaminas, fibras, minerais e água. No grupo três estão os sucos naturais e as frutas. No grupo quatro fazem parte os alimentos com mais proteínas, cálcio e ferro, além de açúcares e gorduras. No grupo cinco estão os alimentos ricos cálcio e proteinas, como carnes e ovos. No sexto grupo estão alguns alimentos que fornecem o colesterol bom, chamado de HDL, a soja e as principais leguminosas. O sétimo grupo apresenta os alimentos com mais calorias e também colesterol. Já no oitavo e último grupo estão os açucares, balas, salgadinhos e chocolates.

Tendo uma boa alimentação baseada em nutrição e saúde a sua vida muda

Muitos são os benefícios de uma boa alimentação. A qualidade de vida melhora, você se sente mais disposto e fica menos suscetível às doenças. Além de melhorar a pele, o brilho dos cabelos e o crescimento das unhas. Comer bem não é comer muito, tem que ser tudo dosado, seguindo as dicas de nutrição. Com hábitos melhores você tem melhor saúde e até emagrece.

Fotos

Confira Fotos sobre Nutrição e Saúde:

Alimentos importantes Nutrição e Saúde Comida balanceada Nutrição e Saúde Importância Nutrição e Saúde Pirâmide nutricional Nutrição e Saúde

GD Star Rating
loading...
Nutrição e Saúde, Nota: 1.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados