Nota Fiscal Eletrônica Uberlândia MG

Nota Fiscal Eletrônica Uberlândia MG

Nota Fiscal Eletrônica Uberlândia MG

Conhecido pela abreviação NF-e, o sistema de Nota Fiscal Eletrônica consiste no envio e armazenagem de documentos fiscais de maneira digital. Além de ficarem hospedadas no sistema, as notas fiscais podem, também, ser enviadas para o email do consumidor, caso seja solicitado. Também é possível ter acesso online às notas. O sistema começou a funcionar no ano de 2006, tornando-se substitutivo de alguns tipo tradicionais de nota fiscal, antes impressas em papel.

O sistema foi criado através uma parceria da Receita Federal do Brasil com o Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais (ENCAT). A parceria também informatizou outros importantes sistemas tributários, os de escrituração contábil e escrituração fiscal.

Área de cobertura

A Nota Fiscal Eletrônica está disponível em seis tados brasileiros: Maranhão, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e São Paulo. A utilização da NF-e possibilita aos estados participantes um aumento da arrecadação, devido à redução da sonegação fiscal. Além dos benefícios para o poder público, as empresas e consumidores também recebem uma série de vantagens com a adoção da Nota Fiscal Eletrônica.

Nota Fiscal Eletrônica Uberlândia MG - sistema

A obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica se restringe a alguns setores, como o de combustíveis e o de cigarros. A partir do ano de 2009, os setores industriais, de distribuição e atacadista também passarma a ser obrigados a utilizar o sistema. Entretanto, devido às vantagens oferecidas pelo programa, é cada vez mais comum que empresas passem a adotá-lo de maneira voluntária.

Vantagens

O avançado tecnológico promovido pela Nota Fiscal Eletrônica possibilita uma série de vantagens. Indústrias e empresas, por exemplo, têm agora muito mais agilidade na realização de diversos processos tributários. Há, também, a economia com toda a estrutura necessária para a impressão de notas fiscais, como transporte de papel e armazenagem de documentos.

Nota Fiscal Eletrônica Uberlândia MG - lançamentos

Os consumidores também saem ganhando: com a nota fiscal eletrônica, não há o risco de extravio de documentos importantes. O sistema também elimina a possibilidade de erros de digitação durante processos escriturários. O e-commerce, ou comércio eletrônico, também se fortalece com o sistema, pois a nota emitida digitalmente possui valor jurídico.

Nota Fiscal Eletrônica em Uberlândia

O programa Nota Fiscal Eletrônica é realizado pelos governos em diversas esferas. Portanto, no site da prefeitura de Uberlândia você poderá saber mais sobre o NF-e, pdendo acessar, inclusive, a lista completa de estabelecimentos de Uberlândia que já utilizam este sistema.

Se você vai realizar alguma compra ou adquirir um serviço em estabelecimentos conveniados, será necessário apenas informar o número de seu CPF no ato da transação. Assim, você tem a certeza de que sua nota fiscal ficará armazenada digitalmente. É possível, também, pedir para que o documento seja enviado para seu email.

As empresas de Uberlândia que desejam se cadastrar no NF-e devem, primeiro, preencher o cadastro disponível no site da prefeitura do município. Depois, basta imprimir o formulário e apresentá-lo, juntamente com a carteira de identidade do proprietário, na Secretaria de Finanças de Uberlândia. Todo o processo é feito de maneira fácil e rápida, além de ser totalmente gratuito.

Nota Fiscal Eletrônica Uberlândia MG - lançamento Uberlândia MG Nota Fiscal Eletrônica Uberlândia MG

Nota Fiscal Eletrônica Uberlândia MG

Confira um vídeo sobre Nota Fiscal Eletrônica:

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados