Nota Fiscal Eletrônica Teresina PI

Nota Fiscal Eletrônica Teresina PI

Nota Fiscal Eletrônica Teresina PI

A capital piauense já conta com o novo sistema de nota fiscal brasileiro. Trata-se da nota fiscal eeltrônica, um projeto do governo federal que pretende mudar o sistema tributário do país. O sistema que entrou em vigor no ano de 2010 permite que todo o processo de emissão de notas fiscais seja feito pela internet. A nota fiscal passar a existir somente como um documento eletrônico substituindo as notas fiscais impressas, facilitando até mesmo o seu armazenamento. A intenção além de facilitar o serviço é aumentar a arrecadação do valor sobre o ISSQN-Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Se você possuí empresa na área de serviço em Teresina e ainda não se enquadrou no novo sistema, regularize sua situação imediatamente, porque a não aderência ao sistema tem pena de multa.

Para adquirir o novo sistema entre no site da Secretaria de Finanças de Teresina ou no link na página da prefeitura que transfere você para o sistema de NFSe. Faça o credenciamento na Secretaria e depois vá até a prefeitura, no setor de ‘ Gerência Executiva de Imposto sobre Serviço e Taxas’ e apresente sua identificação, CPF e o alvará atual. Em seguida você receberá uma senha que permite acesso ao sistema de NFSe. No site você encontra o passo à passo para a emissão e como incentivo e retorno ao cidadão contribuinte concorre à vários prêmios, só precisa se cadastrar. Separamos as principais informações sobre o novo sistema, mas no site você pode tirar todas as suas dúvidas.

Acesso a Nota Fiscal Eletrônica

Emissão de NFSe

O processo de emissão depois do credenciamento realizado começa com o preenchimento dos dados referente aos serviços prestados nos campos respectivos. Em seguida emita a NF e transmita o arquivo digital para a Secretaria, quando fizer isso o próprio sistema dispõe o valor sobre o imposto tributado que é impresso na guia de pagamento. Agora é só selecionar as notas fiscais emitidas e realizar o pagamento nos bancos credenciados à Prefeitura.

DANFE e Autorização de Uso

Quando você envia o arquivo eletrônico no processo de emissão das notas fiscais, a administração tributária lhe devolve uma Autorização de Uso que comprova a emissão da NF e serve para acompanhar a mercadoria em circulação.

Sistema de Nota Fiscal Eletrônica em Teresina

Além da autorização as mercadorias só podem circular acompanhadas do DANFE- Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. O DANFE deve ser solicitado a Secretaria e deve conter o número da Autorização de Uso, ele não substitui o documento fiscal mas serve para comprovar a existência da mesma.

Notas fiscais rejeitadas e Cancelamentos

A emissão das notas fiscais deve ser feita uma a uma, mas você pode transmitir várias notas ao mesmo tempo, porém se alguma delas for rejeitada o lote continua legitimado pois cada nota é validade individualemente.

Se preencher algum dado de forma errada e desejar altera-lo você deverá cancelar a nota fiscal; se for alterar a NF, seu certificado digital é automaticamente invalidado. Então nesse caso você deve solicitar o cancelamento do arquivo digital. Os detalhes sobre como realizar o cancelamento estão no sistema de NFSe no ‘Manual de Integração do Contribuinte.

Nota FiscalNota Fiscal Eletrônica

Confira um vídeo que explica como funciona a Nota Fiscal Eletrônica:

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