Nota Fiscal Eletrônica Santos SP

links patrocinados

Nota Fiscal Eletrônica Santos SP

Nota Fiscal Eletrônica Santos SP

A Nota Fiscal Eletrônica, popularizada com a sigla NF-e, é um sistema informatizado para emissão e armazenamento de documentos fiscais, gerados como comprovação de prestação de serviços ou aquisição de bens. O sistema começou a ser implantado em 2006, após parceria do ENCAT com a Receita Federal brasileira. Paralelamente ao NF-e, Receita Federal e ENCAT desenvolveram também sistemas eletrônicas para as escriturações fiscal e contábil.

As novas notas fiscais substituem alguns tipo tradicionais de notas impressas. Além de permanecerem arquivadas no sistema do programa, as notas também podem ser enviadas para o email do consumidor, desde que este procedimento seja solicitado no ato da compra. Por fim, caso seja necessário ter a nota em mãos, é possível acessar o sistema da NF-e, onde o documento está armazenado, utilizando-se do número do CPF.

Disponibilidade

A NF-e, no momento, já foi implantada em seis unidades da federação: Maranhão, Goiás, São Paulo, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nestes estados, milhares de estabelecimentos estão aptos a fornecer o comprovante eletrônico. A NF-e possui uma série de vantagens em relação à sua antecessora, a nota fiscal impressa.

Nota Fiscal Eletrônica Santos SP - como funciona

Vantagens do sistema

Com a Nota Fiscal Eletrônica, todas as partes envolvidas na comercialização saem ganhando. O poder público, que administra o sistema, recebe maiores valores com arrecadação de impostos, pois a NF-e coíbe de maneira eficiente a sonegação fiscal. Os consumidores, por sua vez, não correm mais o risco de ter notas fiscais importantes extraviadas, pois é sempre possível retirar outra via no site do programa.

As empresas cadastradas, por fim, lucram com a economia da estrutura necessária para a impressão dos documentos, além de dispensar a armazenagem dos documentos. Os processos tributários que necessitam da apresentação de notas fiscais também são agilizados com o sistema.

Santos Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica em Santos

É importante lembrar que o sistema NF-e é de responsabilidade dos governos municipais. Portanto, para saber de todos os detalhes sobre a Nota Fiscal Eletrônica em Santos, acesse o site da prefeitura do município. Nele é possível consultar, por exemplo, a lista completa dos estabelecimentos já filiados ao sistema. Para solicitar sua nota fiscal eletrônica em prestações de serviço ou compra de produtos, primeiro verifique se o estabelecimento já está participando do programa.

Se estiver, você precisa apenas fornecer seu CPF no ato da compra, para que o documento seja gerado e armazenado digitalmente. Neste momento também é possível pedir o envio por email. Se você precisar da nota fiscal, mas não possuí-la em seu email, basta apenas informar seu CPF no site do programa.

Prestadores de serviços

As empresas de Santos que ainda não possuem cadastro no Nota Fiscal Eletrônica podem fazê-lo através da página da prefeitura. Após o preenchimento do formulário, basta apresentá-lo, juntamente com o RG do proprietário do estabelecimento, na Secretaria de Finanças da cidade. Quando o cadastro estiver completo, o proprietário pode começar a emitir a nota fiscal eletrônica para seus clientes através da página do sistema, informando o CPF do comprador.

Nota Fiscal Eletrônica Santos SP - modelo Nota Fiscal Eletrônica Santos SP - o que é

Nota Fiscal Eletrônica Santos SP

Confira um vídeo sobre a Nota Fiscal Eletrônica:

Pesquisar
Artigos Relacionados