Nota Fiscal Eletrônica Ribeirão Preto SP

links patrocinados

Nota Fiscal Eletrônica Ribeirão Preto SP

Nota Fiscal Eletrônica Ribeirão Preto SP

Em setembro de 2006, através de parceria entre o ENCAT (Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais) e a Receita Federal do Brasil, foi criado o sistema NF-e, ou Nota Fiscal Eletrônica. O sistema consiste na digitalização da tradicional nota fiscal de papel para determinados produtos e serviços, englobando emissão e armazenagem dos documentos.

Além da Nota Fiscal Eletrônica, foram criados também sistemas digitais para escrituração fiscal e escrituração contábil. Com isso, o objetivo é reduzir a burocracia destes sistemas, além de aumentar a segurança na armazenagem de documentos importantes.

Cobertura

Os seis estados brasileiros que já possuem o sistema Nota Fiscal Eletrônica são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Maranhão, Bahia e São Paulo. Ao utilizar a NF-e, estes estados diminuem a possibilidade de sonegação de impostos, o que, por consequência, aumenta a arrecadação de estados e municípios.

Nota Fiscal Eletrônica Ribeirão Preto SP - sistema

Os emissores da nota – indústrias, empresas e outros -, por sua vez, têm uma economia considerável em seus custos. Os setores de combustíveis e cigarros foram os primeiros a ter de emitr, obrigatoriamente, a nota fiscal eletrônica. Em seguida, o programa foi estendido também para empresas do setor de distribuição, atacado e indústria.

Vantagens da NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica representou um grande avanço em relação ao modelo tradicional, das notas fiscais de papel. No antigo sistema, os emissores precisavam arcar com custos extras para impressão e armazenagem das notas, além dos custos com a aquisição e transporte de papel. A entrega de documentos para fins tributários também se tornou muito mais fácil e rápida.

Mas os benefícios também foram estendidos aos consumidores finais. Antes da NF-e, era comum que ocorressem diversos erros de digitação durante escriturações, o que não acontece mais com os documentos eletrônicos.

Como funciona a Nota Fiscal Eletrônica Ribeirão Preto SP

NF-e em Ribeirão Preto

O site da prefeitura de Ribeirão Preto possui uma série de informações sobre o programa Nota Fiscal Eletrônica. É possível encontrar, por exemplo, a lista completa de estabelecimentos conveniados. Além daqueles que têm a obrigação de aderir ao sistema, há outros que o fazem de maneira voluntária, podendo também usufruir de todas as vantagens do programa.

Se você vai adquirir um produto ou serviço em Ribeirão Preto, confira se o estabelecimento em questão faz parte do sistema NF-e. Caso a resposta seja afirmativa, basta informar seu CPF no ato da compra para receber sua nota fiscal. Se, em algum momento, você necessitar da versão impressa do documento, basta acessar a página da prefeitura de Ribeirão Preto e informar seu CPF. Também é possível que, no ato da compra, o documento seja enviado para seu email.

Os prestadores de serviço e empresas de Ribeirão Preto podem, também, se cadastrar no programa através da página da prefeitura. O cadastro é feito todo pela Internet e, posteriormente, será necessário apenas levar os documentos solicitados para a Secretaria de Finanças do município. Todo o procedimento é gratuito. Se você tem qualquer dúvida sobre o programa Nota Fiscal Eletrônica, acesse o site da Receita Federal ou dirija-se a um dos postos de atendimento do órgão.

Nota Fiscal Eletrônica Ribeirão Preto SP - emissão Nota Fiscal Eletrônica Ribeirão Preto SP - lançamento

Nota Fiscal Eletrônica Ribeirão Preto SP

Confira um vídeo sobre a Nota Fiscal Eletrônica:

Pesquisar
Artigos Relacionados