Nota Fiscal Eletrônica Mauá SP
A NF-e, ou Nota Fiscal Eletrônica, consiste em um documento digital emitido e armazenado eletronicamente, gerado em prestações de serviços e aquisições de produtos de diversas naturezas. Estão notas permanecem armazenadas em um sistema próprio, podendo também ser enviadas para o email do consumidor, caso ele solicite este serviço. A Nota Fiscal Eletrônica entrou em vigor no Brasil em setembro de 2006, tornando se substituta de alguns modelos tradicionais de nota fiscal.
O sistema foi criado a partir de uma parceria da Receita Federal do Brasil com o ENCAT (Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais). Através da mesma parceria foram criados, também, os sistemas de escrituração fiscal e escrituração contábil eletrônicos.
Cobertura da Nota Fiscal Eletrônica
Até o momento, a NF-e está presente em seis estados brasileiros. São eles Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Goiás. O sistema permite que estes estados, bem como seus municípios, aumentem suas arrecadações através do combate à sonegação fiscal. Mas os benefícios não são exclusivos do poder público: consumidores finais e empresas também podem sair ganhando com a automatização da emissão de notas fiscais.
Alguns setores, como industrial, atacadista e de distribuição têm a obrigatoriedade de emitir a NF-e. O mesmo vale para os segmentos de combustíveis e cigarros, os primeiros a terem de aderir ao sistema de forma obrigatória. Contudo, o maior número de empresas cadastradas no programa o fazem de maneira voluntária, graças aos benefícios concedidos pela NF-e.
Vantagens do sistema
A emissão da Nota Fiscal Eletrônica trouxe uma série de vantagens em relação ao modelo anterior, de notas fiscais impressas. Os setores empresariais e industriais, por exemplo, puderam economizar com a aquisição, transporte e armazenamento de papel. O envio de documentos para fins tributários também se tornou mais barato e rápido.
Para os consumidores, a Nota Fiscal Eletrônica praticamente elimina o risco de erros de digitação durante o preenchimento de processos escriturários. Quem faz compras pela Internet também tem a vantagem de contar com um sistema seguro, pois a NF-e, embora digital, tem validade jurídica.
NF-e em Mauá
A cidade de Mauá, localizada na região metropolitana da capital paulista, conta com diversos estabelecimentos já inscritos no programa Nota Fiscal Eletrônica. O sistema é administrado pelo governo do município, portanto, é possível encontrar uma série de informações sobre a NF-e no site da prefeitura, como a relação completa de estabalecimentos industriais e comerciais participantes do programa.
Para receber sua NF-e, você precisa apenas informar o número de seu CPF no ato da compra em um estabelecimento conveniado. Caso você seja um prestador de serviços em Mauá e deseje se inscrever no programa, preencha e imprima o formulário no site da prefeitura e, depois, apresent-o junto com o RG do proprietário na Secretaria de Finanças do município. A inscrição é gratuita.
A missão do documento se dá através do sistema NF-e, disponível para todas as empresas cadastradas. O consumidor que necessitar da versão impressa do documento pode acessá-lo através da página da prefeitura, bastando informar o CPF.
Nota Fiscal Eletrônica Mauá SP
Confira um vídeo sobre a Nota Fiscal Eletrônica: