Nota Fiscal Eletrônica Maceió AL

links patrocinados

Nota Fiscal Eletrônica Maceió AL

Nota Fiscal Eletrônica Maceió AL

As tradicionais notas fiscais impressas estão ficando para trás. Trata-se do novo modelo eletrônico que o Brasil está implantando. É um sistema inteiramente digital, no qual é possível fazer todo o processo de emissão. Para a administração representa principalmente modernização dos serviços. Para a população praticidade e redução de custos. Na cidade de Maceió parte do valor sobre o Imposto sobre Serviços pode ser abatido do Imposto Predial e Territorial Urbano.

Quem Precisa Emitir NFSe

Todos os empresários de grande e pequeno porte dos setores de serviços tais como os empresários do ramo industrial, no sistema de emissão das NFSe da prefeitura você encontra a lista de todos os prestadores do seu município.

Os contribuintes que não fizerem a emissão no sistema digital e até a data prevista serão multados.

Nota Fiscal Eletrônica

O mecanismo já está presente nas principais capitais eletrônicas funciona da seguinte forma. Gerando um arquivo eletrônico com todos os dados fiscais para o processo, ele emite a Nota Fiscal Eletrônica e encaminha todas as informações para a Secretaria da Fazenda de Alagoas. Em seguida, em apenas segundos o contribuinte recebe uma Autorização de Uso, documento que permite a circulação das mercadorias. Por fim, só é preciso imprimir a guia de pagamento.

Como Fazer a Emissão das NFSe

Para acessar o no novo sistema, é necessário estar credenciado na Secretaria da Fazenda, o credenciamento pode ser feito digitalmente também. Para fazer a emissão você precisa de uma assinatura digital no padrão ICP, Brasil- Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. A partir disso basta entrar no sistema e cadastrar os dados do emitente que receberá uma senha de acesso e poderá fazer as emissões.

Sistema de Nota Fiscal Eletrônica

Ao emitir as NFSe preencha todos os campos com os dados corretos da NFSe, ao terminar confira todas as informações, pois se alguma estiver errada deve corrigir antes de fazer a emissão, depois de transmiti-la não é possível alterar e você terá que recorrer ao cancelamento. Depois de transmitir os documentos eletrônicos o próprio sistema lhe dá o cálculo exato do imposto devido e agora é só você efetuar o pagamento.

Cancelamento de NFSe

Entre outros serviços que o sistema disponibiliza como o de consultar a NFSe, um dos principais é o cancelamento de nota fiscal. Para realizar o cancelamento de uma nota fiscal eletrônica, a mercadoria a que corresponde ainda não deve ter saído do local de origem. O emitente tem no máximo 24 horas para fazer o cancelamento que só pode ser efetuado com a autorização do Fisco, ou seja, com a ‘Autorização de Uso’.

Somente o emitente pode assinar a solicitação com a assinatura digital. O pedido pode ser transmitido pelo mesmo sistema do prestador ou da tributação do município. Assim como na emissão de NFSe , para o cancelamento também é necessário autorização pela SEFAZ. Os detalhes sobre este procedimento e sobre outras dúvidas que podem surgir no processo de emissão, como a correção de uma NFSe, ou sobre o envio das NFSe e mercadoria ao destinatário, sobre a consulta de NFSe também podem ser respondidas no sistema de emissão de notas fiscais no site da Prefeitura de Maceió.

Emissão de NF-e Sistema digital de NF-e

Confira um vídeo sobre o benefício da Nota Fiscal Eletrônica para o seu município:

Pesquisar
Artigos Relacionados