Nota Fiscal Eletrônica Juiz de Fora MG

links patrocinados

Nota Fiscal Eletrônica Juiz de Fora MG

Nota Fiscal Eletrônica Juiz de Fora MG

Também conhecido simplesmente como NF-e, o sistema Nota Fiscal Eletrônica foi criado em 2006, após parceria entre a Receita Federal do Brasil e o ENCAT. Jutamente com o NF-e, foram criados também outros importantes sistemas de informatização tributária: a escrituração fiscal e a escrituração contábil.

O que é a NF-e

A Nota fiscal Eletrônica é uma forma digital de documentação dos comprovantes gerados em prestações de serviços e aquisição de produtos. As notas permanecem armazenadas no sistema do programa, podendo também, caso o consumidor deseje, serem enviadas para um email especificado no ato da compra. A intenção é que o sistema NF-e vá, progressivamente, substituindo as notas fiscais tradicionais, impressas.

Estados onde a NF-e está disponível

Os estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás e Bahia são os seis onde a Nota Fiscal Eletrônica já está em funcionamento. Para os governos municipais e estaduais, a principal vantagem do sistema é o aumento da arrecadação, proveniente da redução na sonegação de impostos.

Nota Fiscal Eletrônica Juiz de Fora MG - lançamento

No caso das empresas, há também um grande ganho através da economia de papel e de toda a estrutura necessária para impressão. Há, também, uma melhoria no sistema de armazenagem das notas. Para os consumidores, há muito mais segurança contra o extravio de notas fiscais importantes, pois é sempre possível acessar os documentos através da Internet. O risco de cometer erros de digitação em processos escriturários também é eliminado, pois não há mais a necessidade de digitar manualmente os valores das notas fiscais.

Desde 2009, a emissão da NF-e é obrigatória para o setor industrial, além das empresas atacadistas e distribuidoras. Desde o início do programa, os setores de combustíveis e cigarros têm a obrigatoriedade de fornecimento da nota fiscal em versão eletrônica. Também é comum que empresas se cadastrem no sistema de maneira voluntária, devido à série de vantagens que a NF-e pode proporcionar.

Nota Fiscal Eletrônica Juiz de Fora MG - sistema

NF-e em Juiz de Fora

O programa Nota Fiscal Eletrônica é de responsabilidade governamental. Portanto, para saber sobre todos os detalhes do funcionamento da NF-e em Juiz de Fora, acesse o site oficial da prefeitura do município. Nele é possível encontrar, por exemplo, a lista integral de todos os estabelecimentos que já adotaram a NF-e na cidade. Caso você adquirir algum produto ou serviço em uma empresa conveniada, basta informar seu CPF durante a compra para que a nota fiscal seja armazenada digitalmente. Caso você precise do documento em mãos, solicite também o envio por email, que é opcional.

As empresas de Juiz de Fora que têm interesse em se cadastrar no programa NF-e devem preencher o formulário próprio no site da prefeitura. Após fornecer as informações necessárias, imprima o comprovante de cadastro e apresente-o, junto com o RG do proprietário do estabelecimento, na Secretaria de Finanças de Juiz de Fora. O cadastro é gratuito.

Após a empresa estar cadastrada no programa, será necessário apenas informar o CPF do consumidor, no ato da compra, através do sistema da Nota Fiscal Eletrônica.

Nota Fiscal Eletrônica Juiz de Fora MG Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Juiz de Fora MG

Confira um vídeo sobre a Nota Fiscal Eletrônica:

Pesquisar
Artigos Relacionados