Nota Fiscal Eletrônica Juiz de Fora MG
Também conhecido simplesmente como NF-e, o sistema Nota Fiscal Eletrônica foi criado em 2006, após parceria entre a Receita Federal do Brasil e o ENCAT. Jutamente com o NF-e, foram criados também outros importantes sistemas de informatização tributária: a escrituração fiscal e a escrituração contábil.
O que é a NF-e
A Nota fiscal Eletrônica é uma forma digital de documentação dos comprovantes gerados em prestações de serviços e aquisição de produtos. As notas permanecem armazenadas no sistema do programa, podendo também, caso o consumidor deseje, serem enviadas para um email especificado no ato da compra. A intenção é que o sistema NF-e vá, progressivamente, substituindo as notas fiscais tradicionais, impressas.
Estados onde a NF-e está disponível
Os estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás e Bahia são os seis onde a Nota Fiscal Eletrônica já está em funcionamento. Para os governos municipais e estaduais, a principal vantagem do sistema é o aumento da arrecadação, proveniente da redução na sonegação de impostos.
No caso das empresas, há também um grande ganho através da economia de papel e de toda a estrutura necessária para impressão. Há, também, uma melhoria no sistema de armazenagem das notas. Para os consumidores, há muito mais segurança contra o extravio de notas fiscais importantes, pois é sempre possível acessar os documentos através da Internet. O risco de cometer erros de digitação em processos escriturários também é eliminado, pois não há mais a necessidade de digitar manualmente os valores das notas fiscais.
Desde 2009, a emissão da NF-e é obrigatória para o setor industrial, além das empresas atacadistas e distribuidoras. Desde o início do programa, os setores de combustíveis e cigarros têm a obrigatoriedade de fornecimento da nota fiscal em versão eletrônica. Também é comum que empresas se cadastrem no sistema de maneira voluntária, devido à série de vantagens que a NF-e pode proporcionar.
NF-e em Juiz de Fora
O programa Nota Fiscal Eletrônica é de responsabilidade governamental. Portanto, para saber sobre todos os detalhes do funcionamento da NF-e em Juiz de Fora, acesse o site oficial da prefeitura do município. Nele é possível encontrar, por exemplo, a lista integral de todos os estabelecimentos que já adotaram a NF-e na cidade. Caso você adquirir algum produto ou serviço em uma empresa conveniada, basta informar seu CPF durante a compra para que a nota fiscal seja armazenada digitalmente. Caso você precise do documento em mãos, solicite também o envio por email, que é opcional.
As empresas de Juiz de Fora que têm interesse em se cadastrar no programa NF-e devem preencher o formulário próprio no site da prefeitura. Após fornecer as informações necessárias, imprima o comprovante de cadastro e apresente-o, junto com o RG do proprietário do estabelecimento, na Secretaria de Finanças de Juiz de Fora. O cadastro é gratuito.
Após a empresa estar cadastrada no programa, será necessário apenas informar o CPF do consumidor, no ato da compra, através do sistema da Nota Fiscal Eletrônica.
Nota Fiscal Eletrônica Juiz de Fora MG
Confira um vídeo sobre a Nota Fiscal Eletrônica: