Nota Fiscal Eletrônica Cuiabá MT

links patrocinados

nota-fiscal-eletronica-cuiaba-mt-01

Nota Fiscal Eletrônica Cuiabá MT

A Nota Fiscal Eletrônica, ou simplesmente NF-e, é um documento digital, de emissão e armazenagem exclusivamente eletrônica, que documenta uma venda de produto ou prestação de serviço. Este sistema começou a funcionar em setembro de 2006, substituindo alguns tipos de notas fiscais.

O sitema foi criado através de uma parceria da Receita Federal brasileira com o ENCAT. Este é o primeiro de três sistemas de documentação que migraram para o meio eletrônico: além da nota fiscal eletrônica, foram criadas também as escriturações fiscal e contábil.

Área de cobertura

Atualmente, a NF-e funciona em seis estados brasileiros: Santa Catarina, Maranhão, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás. O objetivo da NF-e é aumentar a fiscalização contra a sonegação de impostos, aumentando a arrecadação de estados e municípios. Em contrapartida, as empresas têm a possibilidade de economizar nos custos. Alguns setores, como o de cigarros e combustíveis, precisam obrigatoriamente utilizar o sistema de nota fiscal eletrônica. Em 2009, a obrigatoriedade da NF-e foi estendida para diversos outros setores, dentre eles os industriais, atacadistas e distribuidores.

Nota Fiscal

Vantagens

A Nota Fiscal Eletrônica apresenta uma série de vantagens em relação ao sistema tradicional, de papel. Para os estabelecimentos comerciais há, por exemplo, a eliminação de custos com impressão e papel, além da simplificação da entrega de documentos relativos à tributação.

Os consumidores, por sua vez, praticamente eliminam o risco de cometer erros de escrituração derivados de digitação incorreta. A NF-e também ajuda a estimular o comércio eletrônico, ao criar um documento digital com validade jurídica.

NF- E Online

NF-e em Cuiabá

Para aproveitar as vantagens da Nota Fiscal Eletrônica em Cuiabá, você precisa apenas informar seu CPF no ato da compra, desde que o estabelecimento esteja cadastrado no programa. Desta forma, além de contribuir para a arrecadação do município, sua nota fiscal ficará armazenada no sistema NF-e, que pode ser acessado através da página da prefeitura da cidade.

Também é possível solicitar o recebimento da Nota Fiscal Eletrônica por email. Ou seja, você não correrá mais o risco de perder um nota fiscal importante, poupando-se de possíveis imprevistos futuros. Na página da prefeitura de Cuiabá também é possível conhecer mais sobre o regulamento do sistema, como, por exemplo, a lista de empresas que se cadastraram voluntariamente no NF-e ou aquelas que têm obrigação de emitir a nota eletrônica, caso esta seja solicitada.

Caso você seja um prestador de serviços em Cuiabá e deseje se cadastrar no sistema NF-e, acesse a página da prefeitura da cidade e, na guia “Nota Fiscal Eletrônica”, siga os passos necessários para o cadastro. A Nota Fiscal Eletrônica funciona em Cuiabá desde 2009, quando foi implantada pelo governo municipal com o objetivo de modernizar os sistemas de arrecadação tributária em Cuiabá.

Para emitir a NF-e, basta acessar o sistema do programa e gerar o documento online. O cadastro é gratuito, e as empresas que têm obrigatoriedade de adesão ao sistema podem sofrer sanções caso não cumpram o regulamento. Se você tem alguma dúvida a respeito do programa, entre em contato com a administração da NF-e em Cuiabá.

Nota Fiscal Eletrônica- documento online NF-e em Cuiabá

Confira um vídeo sobre o uso da Nota Fiscal Eletrônica:

Pesquisar
Artigos Relacionados