Nota Fiscal Carioca

links patrocinados

Nota Fiscal Carioca

Nota Fiscal Carioca

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, também conhecida pela sigla NFS-e ou Nota Carioca, é uma nota fiscal eletrônica criada pela Secretaria Municipal de Fazenda para substituir as notas fiscais tradicionais, aquelas confeccionadas a partir de um talão e manuscritas.

O novo documento deve ser emitido por todos os estabelecimentos prestadores de serviços do Rio de Janeiro, entre clínicas médicas, escolas, academias de ginástica, salões de beleza, oficinas mecânicas, entre outros.

Sobre a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

No início da implantação da nota, que ocorreu no começo de 2011, muitos moradores do Rio de Janeiro ainda não haviam se cadastrado no site para poder consultar as notas obtidas. E isto acontece por diversos motivos, entre o costume do brasileiro de não exigir notas fiscais dos estabelecimentos que visita, ainda que seja um direito do cidadão e dever dos estabelecimentos, e também pela falta de informação sobre os inúmeros benefícios proporcionados pela Nota Carioca.

O que é Nota Fiscal Carioca

O consumidor que se cadastra no site da Nota Carioca acumula créditos a cada nota fiscal emitida e pode abater até 100% do IPTU de qualquer imóvel. Aqueles que se cadastram também concorrem a até R$40 mil em dinheiro.

Como se cadastrar na Nota Carioca

Para se cadastrar na Nota Carioca é preciso acessar o site da nota fiscal eletrônica do Rio de Janeiro e então clicar em Cadastramento de Senha, disponível no canto esquerdo da página. Na sequência o internauta deverá preencher um formulário informando nome completo e da mãe, número do documento de identidade e órgão emissor, número do CPF, data de nascimento, CEP, endereço completo, estado, cidade, telefone e e-mail. O internauta também precisará criar uma senha, redigitá-la e escrever uma frase que servirá de lembrete para a senha, no caso de esquecimento. Depois será preciso escrever no campo correspondente a mensagem que aparece na tela em formato de código.

Como retirar a Nota Fiscal Carioca

Preenchido o formulário o internauta terá em mãos sua senha para poder acessar o sistema e consultar suas notas. Após o cadastro, sempre que o consumidor for efetuar o pagamento em algum estabelecimento comercial, basta informar o CPF para que seja emitida a Nota Carioca, que poderá ser posteriormente impressa pelo consumidor diretamente no site do serviço municipal.

Imóveis e sorteio de prêmios

Para cadastrar os imóveis dos quais se pretende abater o IPTU é preciso clicar em Acesso ao Sistema, disponível no canto esquerdo da tela, e então digitar o CPF e a senha. Para consultar os créditos acumulados com a emissão de notas o procedimento é o mesmo, com a diferença de que o consumidor deve clicar em Consulte Seus Créditos primeiramente.

A prefeitura do Rio de Janeiro realiza sorteios periodicamente para os cadastrados no Nota Carioca. Para ter acesso às próximas datas dos sorteios e conferir se o número da nota foi sorteado o consumidor deve clicar em Sorteio Carioca.

O Rio de Janeiro infelizmente tem fama de ser uma cidade povoada por pessoas de má índole, que sempre passam por cima dos outros. A fraude também já chegou à Nota Carioca. Para evitar que o consumidor seja lesado, o site criou a ferramenta de verificação da nota emitida. Basta clicar em Verifique a Autenticidade, digitar o CNPJ do estabelecimento, o número da nota e o código de verificação. Se a nota aparecer na tela o consumidor não precisa se preocupar, pois o documento é verdadeiro.

Programa Nota Fiscal Carioca Nota Fiscal Carioca - campanhas

Vídeo Nota Fiscal Carioca

Confira um vídeo sobre a Nota Fiscal Carioca:

Pesquisar
Artigos Relacionados