Nota Carioca Eletrônica

links patrocinados

Nota Carioca Eletrônica

Nota Carioca Eletrônica

Em uma tentativa de trazer maior praticidade à população do Rio de Janeiro a Secretaria Municipal de Fazenda criou o NFS-e. O NFS-e é a sigla correspondente a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e como o próprio nome diz é uma nota fiscal só que de forma eletrônica. Esse documento foi idealizado para substituir aquelas notas tradicionais que eram impressas. Essa invenção é só mais uma das inúmeros criadas em todo o país para facilitar a vida da população e otimizar o tempo tanto de quem precisa dos serviços como também daquele que oferece. Essa praticidade é formada por muitas questões, mais as principais são a economia no tempo e espaço. Com a digitalização documentos não mais precisam ser guardados e obtê-los ficou mais fácil.

Como fazer para ter uma NFS-e

Ao pagar por um serviço o cliente pode solicitar a emissão da NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica). Para isso basta informar à pessoa que lhe fez o serviço ou que é responsável por emitir a nota. Ao informar o CPF o cliente tem garantia de que está incluso nos inúmeros benefícios do sistema eletrônico que emite notas fiscais. Logo quando o cliente solicitar a nota eletrônica vai acessar o sistema que emite a NFS-e. Para ter acesso ele precisa ter uma senha, feita por um processo legítimo e legal.
Nos casos que não for possível emitir uma nota eletrônica o responsável por prestar o serviço tem a opção de enviar como em um sistema de arquivos. Se isso acontecer o cliente receberá um Recibo Provisório de Serviços – RPS até poder fazer ou utilizar uma NFS-e.

Como funciona o sistema

O sistema faz o cálculo do ISS de forma automática. Esse ISS é o que prestador deve receber. Já o tributo vem na NFS-e. O valor correspondente a 10% desse ISS é do cliente, cadastrado como pessoas físicas. No momento em que o cliente pede a nota eletrônica, o prestador deve gerar um documento de arrecadação em relação às Notas Fiscais de Serviços que são emitidas. Até o décimo dia do mês a pessoa deve pagar o recolhimento de imposto relativo a Nota Fiscal de Serviço. Depois disso a parcela do imposto é creditada de forma automática. Como outros serviços de órgãos públicos, os valores creditados e os pendentes podem ser visualizados na Internet. O pagamento desses créditos é importante porque com a sua acumulação a pessoas física consegue um desconto de até 50% no IPTU. A data para indicar quais móveis devem receber esse descontos é de 1 a 30 de setembro todo ano.

O porque da criação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

Digitalização. Esse é o nome da mudança pela qual o Brasil e todos os outros países estão passando. Uns como Estados Unidos e Canadá estão mais avançados que nessa mudança do que outros como o Brasil e Argentina, mas o caminho é o mesmo para todos. Quem poderia imaginar nos anos noventa que documentos importantes nãos seriam representados pelo papel? Quem há dez anos acreditaria que se pode tirar um novo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet, sem enfrentar fila ou pagar taxas ao Governo? Desde que o mundo é mundo os seres humanos, seres racionais, sempre estão em busca de praticidade e rapidez, seja na invenção de algo afiado que corte a pele de um animal de forma mais ágil que um pedaço de madeira ou até mesmo uma máquina de café que faz melhor e em menos tempo que o ser humano. Assim, o que o Governo do Rio de Janeiro fez foi acompanhar essa mudança da sociedade.

Fotos

Confira Fotos da Nota Carioca Eletrônica:

Nota Carioca Eletrônica Nota Carioca Eletrônica Nota Carioca Eletrônica Nota Carioca Eletrônica

Pesquisar