Newsletter – o que é e como criar
A grande circulação de conteúdo na internet faz com que as pessoas fujam de qualquer site que busque informa-las por e-mail, isto é, estes sites que acabam divulgando todos os assuntos sem quaisquer filtros. Se você pretende criar uma NewsLetter em seu site, blog ou rede social é importante que tenha em mente algumas características e precauções que deverá utilizar na hora de criar e enviar uma newsletter.
O que é Newsletter
Em tradução literal o termo newsletter significa “carta de novidades” o que pode ser aproximado de um informativo, este que pode ser em meio impresso ou virtual.
Você já recebeu em sua casa aquelas cartas que mostram todos os lançamentos de derterminada marca? Junto com estes lançamentos poderão vir dicas de promoções e artigos relacionados com a empresa que enviou a correspondência. No meio virtual é freqüente as empresas solicitarem o e-mail dos clientes e pessoas que tem interesse em ficarem informadas sobre o que está acontecendo na organização, o mesmo acontece em lojas virtuais que para comprar algum produto você deverá criar um cadastro com seu e-mail para contato. Sendo que há a opção de selecionar se você deseja, ou não, receber os informativos por e-mail com as promoções, descontos e lançamentos.
Como assinar uma Newsletter
Para assinar a Newsletter, geralmente, você precisa confirmar logo no momento do cadastro em determinado site se deseja receber frequentemente as atualizações. Alguns sites acabam enviando e-mails indiscriminados o que acaba sendo contrário à vontade do cliente, pois quem criar as Newsletters deve ter no mínimo bom senso de não enviar toda e qualquer informação para todos os clientes cadastrados. Se você optou por não receber a Newsletter e acabou se arrependendo basta procurar nos sites de seu interesse um campo em que você deve preencher com seu e-mail, assim você envia seu contato para o site e logo passará a receber as novidades.
Como criar uma Newsletter
Se você tem uma empresa, site ou blog e quer começar a enviar informativos para seus clientes e leitores é importante que tenha alguns cuidados na hora da criação da Newsletter. Primeiramente se adeque ao seu público, ou seja, não adianta enviar informações que não são interessantes a ele como, por exemplo, enviar dicas de batons em sites de construção civil. O exemplo foi bastante exagerado, mas já dá para você ter uma ideia de como alguns sites agem indiscriminadamente no envio de novidades. Outra dica bastante importante na hora do envio das novidades é pensar bem antes de enviar, pois à primeira vista o que você considera importante poderá ter nada a ver com o que o público espera da empresa. Sempre revise os artigos e informações que enviará para seus clientes, pois não há nada pior do que enviar palavras com grafia ou concordância errada.
Para quê serve a Newsletter
As pessoas que buscam assinar a Newsletter de sua empresa ou site têm afinidade com o conteúdo que nele está sendo veiculado, ou seja, querem saber das novidades de sua organização. Por isso busque ser o mais claro possível e não envie informações erradas ou supervalorizadas, uma vez que quem as lê poderá perder a credibilidade em que é apresentado em seu site.