Netbook e Notebook: principais diferenças

links patrocinados

Netbook e Notebook: principais diferenças

O termo Netbook

O surgimento dos computadores foi uma revolução na história humana. No início estas máquinas, que não eram nada poderosas, ocupavam espaços gigantescos e pesavam centenas de quilos, mas com o tempo tudo foi evoluindo e chegamos a um período em que computadores são cada vez menores e mais portáteis.

Depois dos notebooks invadirem as casas das pessoas chegou a vez dos tais netbooks inundarem as prateleiras das lojas de eletrônicos. O termo netbook na verdade é uma criação do mercado brasileiro, já que em outros países este tipo de aparelho é vendido com o nome de notebook, porém com características diferentes dos convencionais.

Principais diferenças entre netbook e notebook

Netbook e Notebook: principais diferenças Netbook e Notebook

As diferenças entre notebook e netbook vão além da pronúncia e da forma de escrever. Em primeiro lugar, o que é visível logo de cara: o tamanho dos dois modelos, tanto dos componentes quanto da tela. No netbook a tela não passa de dez polegadas (e isso é raro, geralmente possuem telas de sete a oito polegadas) e no notebook há opções com telas de até 17 polegadas.
O preço também é diferente, sendo que o netbook é mais barato por ter componentes mais fracos, menores e com poder de processamento dos dados bem inferior aos notebooks.

Netbook

Diferenças entre netbook e notebook: configurações

Nas configurações ficam mais visíveis as diferenças entre netbook e notebook. Os notebooks têm o propósito de serem cópias dos computadores de mesa, os desktops, porém com tamanho reduzido. Isso quer dizer que seu processador, suas memórias, sua capacidade de reprodução de vídeo e seu armazenamento podem ser comparados aos de um computador de mesa.
Já a maioria dos netbooks possuem configurações mínimas, processadores de até 1 GHz, HDs com pouco poder de armazenamento e, geralmente, placas de vídeo fracas e simples. Até os sistemas operacionais dos netbooks são mais limitados, sendo utilizadas versões mais antigas dos mesmos.

Notebook

O armazenamento em nuvem

O propósito do netbook é diferente do notebook. O netbook pode ser considerado uma extensão do seu notebook. Isso quer dizer que o netbook serve mais para que você possa acessar seus dados por meio da internet, utilizá-los e salvar novamente em uma conta de e-mail. Isso se chama cloud computing ou armazenamento na nuvem.

O armazenamento na nuvem é a nova moda da tecnologia, onde se dispensa o uso do HD para salvar absolutamente tudo em servidores externos. O notebook também permite isso, mas seu propósito é ser a extensão do computador de mesa, permitindo que tudo seja feito no próprio computador, sem precisar armazenar tudo na internet.

Netbook e Notebook: principais diferenças - saiba mais

As múltiplas tecnologias de hoje em dia

Netbook, notebook, tablet, smartphone, enfim, são tantos dispositivos disponíveis no mercado que as pessoas não sabem o que escolher ou se eles realmente são úteis. O fato é que as pessoas não precisam ter todos eles, já que possuem muitas funções parecidas. Portanto, para quem não pode comprar um de cada é preciso escolher muito bem para não gastar dinheiro à toa.

As tecnologias estão aí para ajudar as pessoas, mas é possível fazer tudo que precisa sem gastar muito. Para isso, basta pesquisar bem os preços e comprar aparelhos que supram suas necessidades sem extrapolar. Assim é possível estar dentro das evoluções tecnológicas sem gastar muito.

Pesquisar
Artigos Relacionados