NBB Classificação 2014

links patrocinados

NBB Classificação 2014

O basquete é um dos esportes mais populares do planeta, especialmente em países como os Estados Unidos e a Rússia, dentre outros. Por aqui, o basquete sempre foi um esporte de popularidade média, apesar de já termos tido grandes nomes no esporte. Desde 2008, com o objetivo de dar maior organização às competições oficiais no país, foi criado o NBB, sigla para Novo Basquete Brasil. Atualmente, esta é a liga oficial do país, que veio para substituir o agora extinto Campeonato Brasileiro de Basquete.

A competição é reconhecida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) e, hoje, possui 18 equipes filiadas. Após seis edições, o NBB tem se mostrado uma fórmula de sucesso e, aos poucos, o basquete vem recuperando o prestígio que já chegou a ter no país, principalmente durante a década de 1990.

Evolução

NBB Classificação 2014 NBB Classificação

Em sua curta existência, o NBB vem sido constantemente reformulado, com o objetivo de se encontrar um formato ideal para as competições nacionais. A primeira edição contou com 15 equipes e, aos poucos, com o passar dos anos, novos clubes foram sendo incluídos. No final de 2012, o NBB anunciou que terá como prioridade, nos próximos anos, expandir a popularidade da liga, aprimorando o calendário e trazendo novas equipes.

Com a criação da liga, diversos clubes tradicionais, que não atuavam mais profissionalmente, decidiram retornar às quadras, como o Fluminense. Outras equipes chegaram até o NBB através da Copa Brasil de Basquete, que se tornou uma espécie de segunda divisão do NBB. Este caminho foi trilhado por equipes como Mogi das Cruzes e Palmeiras.

NBB Classificação 2014 - saiba mais

Equipes atuais

Atualmente, o basquete brasileiro é dominado pelo estado de São Paulo. Das 18 equipes participantes do NBB, dez são paulistas. Ao todo, sete estados brasileiros estão representados no NBB e, em termos de regiões, somente o norte do Brasil não tem equipes na competição, o que deve mudar em breve, devido aos objetivos de expansão do NBB.

A temporada do NBB é parecida com a da NBA, dos Estados Unidos. O campeonato se iniciar em outubro e novembro, e todas as equipes se enfrentam duas vezes. As quatro primeiras se classificam de maneira automática para as quartas de final, enquanto aquelas que ficaram entre a 5ª e a 12ª posição disputam as quatro vagas restantes. O NBB também oferece três vagas para a Liga das Américas e duas para a Liga Sul-Americana.

NBB

Ranking do NBB em 2014

Apesar da superioridade numérica na competição, o estado de São Paulo ainda não possui nenhum título do NBB. Após cinco edições realizadas, o torneio tem um domínio da equipe de Brasília, tricampeã do NBB. Na sequência está o Flamengo, com dois títulos. Cada uma destas equipes também possui um vice-campeonato. Franca, São José e Uberlândia já foram também vice-campeãs.

NBB Classificação 2014 - confira

Saiba mais

No momento, o NBB está com sua sexta temporada em andamento. O Flamengo segue na liderança, tendo a equipe do Paulistano na segunda posição, apenas um ponto atrás. Limeira e Pinheiros fecham as quatro primeiras posições, com o tricampeão Brasília em quinto.

Pesquisar