Nasa

links patrocinados

Nasa

Nasa

A NASA é a agencia Espacial Norte Americana, ela é a grande responsável pela maioria das descobertas espaciais e pelo desenvolvimento de um grande numero de novos materiais que primeiro são produzidos para utilização em programas da NASA ou por astronautas. Tempos depois esses produtos são disponibilizados no mercado para a população.

A NASA foi a responsável por um dos maiores marcos da civilização moderna que foi a chegada do homem à lua, através do projeto Apollo. Hoje em dia a NASA trabalha de forma conjunta com a Agencia Espacial Federal Russa, que durante décadas foi a sua maior concorrente na corrida espacial durante o período da Guerra Fria.

Programas da NASA

A NASA já desenvolveu e operou diversos programas espaciais. Missões tripuladas no espaços e missões interplanetárias levando robôs até outros planetas, como caso de Marte. Mesmo com o atual corte de verbas da Agencia Espacial, a NASA opera diversos programas.

Os mais conhecidos foram o Programa Mercury, que foi durante a Guerra Fria, o programa foi iniciado no ano de 1958 e foi o responsável por lançar a NASA pela trilha do desenvolvimento da exploração humana no espaço, a intenção deste primeiro programa tripulado era saber se o ser humano poderia sobreviver no espaço.

Outro importante programa foi o Gemini que tinha por objetivo desenvolver técnicas para que o ser humano pudesse tripular missões lunares, o primeiro do projeto Gemini a ser tripulado foi em 1965, mostrando que era possível missões espaciais de longa duração com tripulação humana.

O programa espacial mais famoso da NASA com certeza é o Programa Apollo, ele foi o responsável pela chegada do ser humano na lua em 1969. Foram mais de uma missão do programa Apollo e o ultimo deles aconteceu em 1972, também tripulada.

A exploração interplanetária

Atualmente a NASA concentra suas operações na descoberta de um novo planeta que tenha condições similares a da Terra. Já foi encontrado em outros sistemas parecidos com o sistema solar planeta que continha agua em sua superfície, tendo algumas características semelhantes ao do Planeta Terra. Os esforços estão também concentrados em uma possível missão tripulada ao planeta Marte, sem data prevista.

DCTA

DCTA Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

O ensino e o desenvolvimento da tecnologia aeronáutica brasileira está a cargo do DCTA, ou Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. O órgão é um dos diversos setores da Força Aérea Brasileira.

Criado em 1969, o DCTA tem sua sede em São José dos Campos, no interior paulista, cidade conhecida por sua forte ligação com a Aeronáutica brasileira. Na cidade está também o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA, conhecido pelo alto padrão de ensino. O Ita é uma das diversas organizações que compõem o DCTA.

Criação do DCTA

O desejo de se criar um local de ensino e desenvolvimento de tecnologia aeronáutica no país é antigo. O próprio Santos Dumont, no início do século XX, sonhava com um escola nesses moldes. Para ele, era melhor que trouxéssemos professores da Europa e dos Estados Unidos do que enviássemos alunos para estes locais.

O sonho de Santos Dumont começou a tomar forma no ano de 1941, quando o Ministro da Aeronáutica e o Diretor de Aeronáutica Naval perceberam a necessidade de o país possuir uma base técnica sólida no ramo aeronáutico. Muito desta convicção vinha da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Alguns pontos eram essenciais para a criação de um local como DCTA. Ele não pdoeria ser apenas uma escola, mas um local onde os alunos vivessem juntos, criando uma vida comunitária que funcionasse num sistema de auto-gestão, com atividades culturais, esportivas e sociais dentro do próprio campus. Em 1969 tudo isso se tornou realidade.

O DCTA hoje

O Departamento possui, hoje, diversas organizações que atuam em áreas específicas. Além do ITA, o DCTA possui também o Instituto de Aeronáutica e Espaço, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial e diversos outros. Cada setor desenvolve suas próprias pesquisas em áreas específicas.

O DCTA está localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1941. Se você tem curiosidade em conhecer a incrível estrutura do local, agende uma visita com o setor de Comunicação Social do órgão, através do telefone (12) 3947-6655. Na página do DCTA na Internet é possível conhecer mais sobre o local e os estudos desenvolvidos.

Pesquisar
Artigos Relacionados