Muay Thai: história e benefícios para a saúde

Muay Thai: história e benefícios para a saúde

O Muay Thai, também conhecido como boxe tailandês, é uma arte marcial que se utiliza de elementos físicos e psicológicos. Na Tailândia, terra onde foi criado, o Muay Thai é considerado um esporte nacional, como o futebol para os brasileiros. Sua prática é realizada com uma combinação de golpes com os punhos, pés, canelas, joelhos e cotovelos, exigindo um excelente preparo físico dos adeptos. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre a história e os benefícios que o Muay Thai traz para a saúde.

História do Muay Thai

Muay Thai: história e benefícios para a saúde Muay Thai

Muay Thai começou a ser desenvolvido há cerca de dois milênios, tendo se popularizado a partir do século XVI. No século XX, a arte marcial ganhou o mundo, principalmente após seus praticantes conquistarem vitórias em diversos torneios, quando enfrentavam adeptos de outras artes marciais mais conhecidas.

Embora tenha na cotovelada um de seus principais golpes, atualmente a grande maioria das federações de Muay Thai não autoriza a utilização do cotovelo em combate, com o objetivo de manter a integridade física dos lutadores. Nos últimos anos, a popularidade do Muay Thai foi ainda mais impulsionada pelo UFC, pois diversos lutadores de MMA (Mixed Martial Arts) tiveram sua origem no Muay Thai.

Muay Thai: história

Benefícios do Muay Thai para a saúde

Assim como outras artes marciais, o Muay Thai traz dezenas de vantagens para a saúde física e mental de seus participantes. Atualmente, muitas academias oferecem uma versão mais “light” da arte marcial, onde são priorizados os movimentos e técnicas, mas não há combates entre os participantes. Esta forma de ensinar o Muay Thai tem tornado o esporte cada vez mais atraente para mulheres e crianças.

Em termos físicos, o Muay Thai promove uma melhoria considerável na definição dos músculos e no aumento da flexibilidade, além de queimar gorduras. Por ser um esporte de explosão, que exige muito do condicionamento físico, o Muay Thai apresenta resultados visíveis logo em suas primeiras semanas de prática.

Muay Thai:  benefícios para a saúde

Benefícios do Muay Thai para a mente

Assim como outras artes marciais semelhantes, o Muay Thai pode assustar os leigos em um primeiro contato. Entretanto, apesar de sua intensidade, o Muay Thai tem como um de seus pilares o respeito ao adversário. Por isso, esta é uma arte marcial que ensina conceitos importantes como disciplina e paciência. A prática do Muay Thai também é excelente para a autoestima, pois aumenta a confiança e segurança de seus praticantes.

Confira - Muay Thai: história e benefícios para a saúde

Dicas importantes

Se você pretende aprender Muay Thai, o primeiro passo é buscar as referências da academia onde tem a intenção de se matricular, bem como as qualificações dos instrutores. Outra dica muito válida é respeitar seus limites quando iniciar a atividade, principalmente se você não tem praticado exercícios regularmente. O Muay Thai exige uma condição física muito boa de seus participantes desde o aquecimento.

Se você estiver sentindo dificuldades, converse com seu instrutor para que, pelo menos nas primeiras semanas, você possa adotar um ritmo um pouco mais leve. Também é importante passar por uma avaliação médica antes de iniciar as aulas.

GD Star Rating
loading...
Muay Thai: história e benefícios para a saúde, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados