Motocross

Motocross

Motocross

Barulho, alta velocidade, roupas coloridas e, muitas vezes, muita terra e adrenalina. Estas são características do MotoCross. O MotoCross é uma modalidade de esporte radical e é praticado sobre um estilo diversificado de moto, o Enduro. O MotoCross surgiu na Europa, mais precisamente na Inglaterra e foi dominado e ganhou destaque a partir da década de 60, que era uma época em que as motocicletas tinham apenas motor 4 tempos e eram consideradas motos de rua.

O fato de as máquinas serem próprias para passeio, elas eram pesadas e pouco ágeis, o que não facilitava as competições. A idéia de competir em alta velocidade em lugares que não fosse as estradas surgiu quando os ingleses tinham o costume de passear de motocicleta nos campos, por entre as árvores ou passeios por lugares mais difíceis, como riachos, por exemplo. A partir de então, surgiram as competições em circuitos fechados. Para as realizações de competições, as motos sofriam algumas modificações por parte dos competidores que na época eram apenas ingleses e, por vezes, suecos. Também nesta mesma época, os espanhóis já montavam uma linha de produção para as motocicletas das marcas Monteza, Ossa e Bultaco e algumas outras.

Foi então que as motos de motores 2 tempos passaram a ser produzidas. Foram estes modelos de motos que passaram a ser utilizadas nas competições de MotoCross. Já no final da década de 60, os japoneses começaram a fabricar as motos próprias para as competições. Desde esta época os pilotos da Bélgica passaram a se destacar como sendo os melhores competidores. Atualmente, os belgas continuam com o posto de os melhores pilotos de Motocross do mundo.

Já na década de 80 os japoneses passaram a dominar a fabricação de motocicletas para Motocross e desde então continuam sendo os que mais produzem veículos para este tipo de competição. A primeira fase do Motocross foi marcada por uma pontuação diferente das competições atuais. No início, os competidores eram pontuados conforme o número de falta cometidas por seus concorrentes nos trechos que eram controlados por fiscais contratados. Os ingleses, os pioneiros na competição, modificaram as regras do Motocross e todo o percurso passou a ser delimitado, e então se transformou em um circuito fechado e protegido dos espectadores, para que o público não se machucasse em possíveis acidentes. A primeira competição internacional de Motocross foi na França, no ano de 1939.

Competições do Motocross

Na maior parte das vezes as competições de MotoCross acontecem em pistas fechadas podendo chegar a 1,5km. As provas devem ter uma quantidade variada de saltos, lombadas ou pequenos morros e muitas curvas. As competições também ocorrem geralmente em terrenos molhados, para dificultar a corrida das motocicletas. Nas competições profissionais as provas são realizadas em baterias em podem se estender até 20 minutos. Já nas provas amadoras, as baterias perduram por aproximadamente 10 minutos.

Definição de Motocross

O Motocross é considerado pela Federação Internacional de Motociclismo, o FIM, como uma prova de circuito fora da estrada e com obstáculos naturais como riachos, buracos ou pequenos morros.

Principais profissionais do Motocross

Entre os pilotos brasileiros, o catarinense Milton Becker, o Chumbinho, já conquistou 14 títulos de competições nacionais e é o piloto que possui mais títulos. Outro grande nome do Motocross brasileiro é o competidor Pedro Bernardo Baymundo, o Moronguinho.

Fotos

Confira Fotos sobre Motocross: Motos Motocross Manobras Motocross Competições de MotocrossMotocross Brasil

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados