Montagem de Fotos

links patrocinados

Montagem de Fotos

Montagem de Fotos

Os programas que realizam modificações de imagens permitem ao editor múltiplas ações para alterar fotos e torná-las do modelo que queira. Estes programas possibilitam o ato de desfazer pequenas imperfeições, melhorar a qualidade das fotos, remover e adicionar personagens ou locais, e fazer montagens.

Atores, atrizes, modelos e demais pessoas do mundo da celebridade sempre utilizaram desses programas. O objetivo é desfazer e acrescentar certos detalhes que as deixam impecáveis aos olhos do público.

Programas de modificação de imagens

Adobe Photoshop é o mais conhecido dos programas de edição de imagens, e também o que popularizou essa técnica. Mas outros editores de imagem crescem no mercado, como o PhotoScape, GIMP, PhotoFiltre, ente outros. Dos que utilizam programas de edição, 80% escolhem o Photoshop, pois este mantém uma qualidade diferenciada dos demais, o que é difícil um outro conseguir alcançar o sistema do Photoshop.

O uso desses programas chegou aos meios móveis, como o iPhone. Para acompanhar a modernidade desses aparelhos, outros programas estão se popularizando como o PictureLab, Photochop, Photoshop Simulator, entre outros.

Popularização dos editores de imagens

A edição de imagens tornou-se ainda mais importante do que a própria qualidade do click da foto. É comum as fotos seguirem um mesmo caminho: click, edição e logo após a divulgação e compartilhamento nas redes sociais.

Os editores de hoje, não são mais profissionais, tratam-se de pessoas comuns, amadores, que editam fotos e que muitas vezes também possuem técnicas para que isso seja realizado. A popularização desses programas permitiu que a edição de imagens fosse possível a todos.

A edição, que antes pertencia ao mundo das celebridades e utilizado apenas como uma forma de tornar a foto mais agradável, não possui mais o mesmo caráter. As montagens realizadas também podem servir para informar algo que não é verdade. Ou até mesmo para o divertimento, com o exagero da montagem.

O mau uso da edição

Este fenômeno pode estar vinculado a dois problemas: o primeiro é o mau uso propriamente dito, de falta de habilidade técnica, e o segundo, é o uso com más intenções.

No primeiro caso, por exemplo, é muito comum isso ocorrer, principalmente por amadores da edição, e também pelo uso de programas de baixa qualidade. Nestes casos, as montagens não permitem a transmissão de uma sensação real, em que fica claro o uso da edição nelas.

Quanto ao segundo mau uso da edição consiste naquele em que há certa tecnicidade envolvida, porém, com más intenções, que promovem a desinformação, e o pior, quando estas são divulgadas e compartilhadas por quem acredita ser verdadeira.

Um caso típico que envolve os dois casos foi um que ocorreu em 2011 na China. O governo de um estado chinês divulgou uma foto com três funcionários do estado fiscalizando uma estrada, porém a foto tratava-se de uma montagem, em que ficava clara a edição e a mentira por parte do governo. Os três homens apareciam quase que flutuando na estrada, e a foto tornou-se famosa na rede, gerando motivo de piada pelos internautas, o que ocasionou milhares de outras montagens com os três homens fazendo uma brincadeira da situação.

Fotos

Confira Fotos da Montagem de Fotos:

Montagem de fotosMontagem de fotos
Editores de imagensEditores de imagens
O Photoshop é o editor mais famoso e utilizadoO Photoshop é o editor mais famoso e utilizado

Pesquisar
Artigos Relacionados