Ministério do Trabalho

Ministério do Trabalho

Ministério do Trabalho

O governo brasileiro é composto por diversos ministérios, secretarias, órgãos, enfim. Todas essas instâncias ajudam a governar o nosso país e possuem responsabilidades a serem desenvolvidas frente à população. Os ministérios são as instâncias mais importantes do governo, depois dos três poderes.

Um dos ministérios mais importantes e mais acompanhados pelos brasileiros é o Ministério do Trabalho. O Ministério do Trabalho e Emprego é um ministério do Governo Federal, que cuida de todas as questões relativas ao emprego e aos benefícios dos trabalhadores brasileiros.

Objetivo do Ministério do Trabalho

O objetivo do Ministério do Trabalho é abranger os seguintes aspectos: formação e desenvolvimento profissional, política e diretrizes para a geração de emprego e renda, para a modernização das relações de trabalho, fiscalização do mesmo, política salarial, política de imigração, imposição de ações previstas em leis e normas legais, segurança e saúde no trabalho e cooperativismo e associativismo urbanos.

Resumindo: todos os aspectos que são ligados aos trabalhadores são de responsabilidade do Ministério do Trabalho. Hoje quem ocupa o cargo de ministro do Trabalho é Carlos Lupi, nomeado por Dilma Rousseff, mas que já era ministro do governo Lula. Ele é um dos responsáveis pelo aumento de recursos para priorizar os jovens de baixa renda.

Lupi assumiu o Ministério disposto a lutar pelos direitos trabalhistas e qualificação profissional. Além disso, primou pela geração de empregos e promoção da cidadania para os brasileiros. Um dos grandes feitos do governo passado foi a capacitação de grande parte da população brasileira.

Emprego e renda

Todos os aspectos ligados ao trabalho e emprego são de competência deste Ministério. Tudo o que o trabalhador precisar saber sobre o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), FGTS, Salário Mínimo, cursos de qualificação, carteira de trabalho, abono salarial, seguro-desemprego, entre outros, ele encontra no site do Ministério do Trabalho.

Para saber mais informações, basta acessar a página do órgão na internet. Lá você encontra as responsabilidades do Ministério e todas as suas funções, bem como a estrutura organizacional dele. Ao todo, são oito departamentos, entre gabinete do ministro, consultorias jurídicas, ouvidorias e secretarias. Se você quiser conhecer todas as pessoas que trabalham por lá, entre no site e confira.

GD Star Rating
loading...
Ministério do Trabalho, Nota: 3.3 de 5 com 3 votos

Pesquisar
Artigos Relacionados