Microsoft Security Essentials

links patrocinados

Microsoft Security Essentials

Microsoft Security Essentials

Quer um antivírus para Windows que seja rápido, fácil de usar, leve e seguro? Antigamente, era preciso procurar entre dezenas de alternativas, sendo que uma possuíam mais recursos do que a outra, porém tinha mais desvantagens. Também era possível ficar atento a limitações entre versões gratuitas e pagas, o que poderia comprometer a real segurança do seu computador. Não dá mais para viver sem antivírus na era da internet, onde a troca de arquivos se torna trivial por ser tão fácil e comum. Foi pensando nisso que a Microsoft, que é responsável pelo Windows, o pacote Office e vários outros softwares e hardwares, dedicou-se a criar o Microsoft Security Essentials, sua suíte de antivírus que se integra de forma nativa ao Windows.

O Microsoft Security Essentials está disponível para download para todos os usuários de Windows XP, Vista e 7. Os usuários de Windows 8 nem precisam baixar o Microsoft Security Essentials pois ele já vem instalado automaticamente. O Microsoft Security Essentials funciona com um sistema chamado de “set it and forget it” (configure-o e esqueça-o, em inglês): ou seja, requer apenas uma instalação e configuração rápida para que nunca mais precisemos ficar mexendo nele para que continue desempenhando sua função de forma eficiente. O Microsoft Security Essentials reside na barra de notificações do Windows, ao lado do relógio, e exibe a cor verde sempre que tudo está bem no sistema do usuário. Caso haja um alerta, muda para a cor vermelha e avisa o usuário.

Usando o Microsoft Security Essentials

Microsoft Security

Assim como nos antivírus convencionais, o Microsoft Security Essentials funciona em duas frentes: verifica continuamente os arquivos que você baixa ou que são transferidos de dispositivos como pen-drives e pode também verificar todo o computador para você ao seu pedido. Ele também faz verificações rápidas diárias em partes críticas do sistema, para evitar que você tenha surpresas desagradáveis ao descobrir que um arquivo importante está infectado. O Microsoft Security Essentials trabalha com uma das mais completas bases de dados de vírus do mundo, que tem a curadoria da própria Microsoft, que conhece o Windows melhor do que ninguém, já que é sua criadora. Sua interface é bem intuitiva, e ao abri-lo, é possível ver um grande botão verde que permite iniciar uma verificação de vírus pelo computador.

Em caso de alertas

Security Essentials

Caso o Microsoft Security Essentials encontre um vírus, ele irá pedir a sua atenção. A ação automática do Microsoft Security Essentials quando percebe a presença de vírus é a de coloca-los em quarentena. Esse é um modo neutro de se livrar das ameaças: as ações do vírus são contidas sem precisar excluir o arquivo. Isso acontece sempre que o antivírus não pode eliminar a ameaça sem precisar excluir o arquivo. Afinal, pode ser algo importante para o usuário. Aí, tudo o que ele precisa fazer é extrair todas as informações que precisa dele (no caso de um documento do Word, basta abrir o arquivo, copiar tudo que está nele para um novo documento e salvar esta nova versão) e permitir ao Microsoft Security Essentials excluir o arquivo infectado.

Onde baixar o Microsoft Security Essentials

Antivirus Microsoft Security Essentials

O Microsoft Security Essentials pode ser baixado gratuitamente em seu site oficial, dentro do portal da Microsoft, para computadores que rodam Windows XP, Vista ou 7. Se você tem o Windows 8, não precisa baixar o Microsoft Security Essentials pois ele já vem embutido no sistema operacional: basta fazer uma busca entre os seus aplicativos por Defender, o novo nome Microsoft Security Essentials para o Windows 8. Na página do Microsoft Security Essentials, você deverá especificar o seu sistema operacional e versão antes de iniciar o download.

Microsoft Security Essentials 2013 Security Essentials Microsoft

Pesquisar
Artigos Relacionados