Microchip para animais: quais as vantagens e como implantar

links patrocinados

Microchip para animais: quais as vantagens e como implantar

Microchip para animais: quais as vantagens e como implantar

Manter um animalzinho em casa principalmente nas grandes cidades é cada vez mais difícil. É preciso manter portas e portões sempre fechados e estar atento a pequenas brechas que possam ser encontradas nos muros para que os animais não fujam. Pois se sairem as ruas podem ser rapidamente atropelados pelo transito rápido e sempre cheio das ruas, ou mesmo roubados e até mesmo podem se perder sem conseguirem encontrar o caminho de casa. Os microchips também se aplicam e são um grande benefício quando se refere aos animais considerados perigosos, pois nesse caso, além da contagem obrigatória que precisa ser feita no país, ainda é possivel fazer um controle maior. Com muitos casos parecidos e aumentando em grande escala, o mercado tecnológico acaba de lançar mais uma inovação para proteger você e seu animalzinho, são os microchips, veja como funciona.

O que é um microchip?

Os microchips são objetos minúsculos eletrônicos que chegam ao tamanho parecido com de um grão do cereal arroz. Os michochips são implantados nos cães por meio de uma injecção que é aplicado no chachaço, parte superior do pescoço. O chip tem sua aplicação no animal pelas mãos de um veterinário que tem capacidade profissional para executar esse tipo de ação.
Esse chip possui em sua memória uma numeração única, que pode ser comparada com a identidade das pessoas, esse número pode ter sua leitura em um scanner. O micro chip possui também o nome do proprietário do animal, sendo que leva também o seu endereço. Todas essas informações ficam reunidas na SIRA, que armazena é responsável por gerenciar essas informações. O novo microchip é um elemento de obrigatoriedade da lei para algumas raças, aquelas que apresentam perigo significativo para as pessoas. Porém esse procedimento além de obrigatório é muito vantajoso veja porque.

Vantagens do uso do microchip em animais

Vantagens do uso do microchip

Entre as vantagens em colocar um microchip no seu animalzinho, esta a facilitação para encontra-lo caso ele se perca. Pois caso isso aconteça, um veterinário mesmo pode identifica-lo lendo o chip no scanner e assim ele pode ser devolvido ao seu dono imediatamente.
Outro detalhe muito importante, se aplica para os roubos que através do microchip é impossível cometer enganos em animais da mesma raça, pois ele possui uma identificação única. Outra vantagem, não é preciso manutenção para os microchips, além disso quando o proprietário do animal abandona-lo será responsabilizado por esse ato. E além disso ainda contribui com a sociedade, pois com o uso do microchip, é possivel contar o número de animais que existem no país de uma determinada raça, no caso das raças obrigatórias.

Cuidados com a aplicação do microchip em animais

Cuidados com a aplicação do chip

Porém para aplicar um microchip alguns cuidados são necessários, primeiro certifique-se da idoneidade do profissional veterinário que contratar para realizar o serviço. Para cada animal, canino ou felino e outros mamíferos existe um local adequado para aplicar o microchip. Nos cães devem ser colocados no dorso -crânio. Porem no caso dos mamíferos é preciso estar atento, pois cada um possui uma peculiaridade, então antes de fazer aplicação procure um profissional responsável.

Implantar microchip em animais Microchip para animais

Pesquisar
Artigos Relacionados